Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Urnas eletrônicas são apreendidas em carro particular no Amazonas #boato

Urnas eletrônicas são apreendidas em carro particular no Amazonas #boato

Boato – Polícia apreende urnas eletrônicas do TRE em carro particular indo para o Amazonas e desmascara fraude eleitoral. Fotos comprovam tese.

Perto de chegar ao fim, as eleições presidenciais no Brasil (que até podemos arriscar dizer que foram as mais agitadas dos últimos anos) ainda tem dado muito o que falar. E se não pelos candidatos, pelas urnas e pela votação.

E em meio à indecisão de quem será o novo presidente do Brasil e diversas teorias conspiratórias, uma notícia promete colocar “fogo no parquinho” e causar mais discórdia ainda entre os eleitores. Isso porque,segundo publicações, a polícia teria descoberto uma fraude.

De acordo com postagens que estão circulando nas redes sociais, a polícia apreendeu diversas urnas eletrônicas fraudadas em um carro particular no Amazonas. Segundo algumas dessas publicações, a urnas seriam direcionadas para a cidade de Autazes (AM). Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Bom dia, repassar nos grupos, urnas eletrônicas do TRE são apreendidas em carro particular com destino a Autazes no Amazonas!!!!”. Versão 2: “Polícia apreende urnas do TRE que iriam para o Amazonas”. Versão 3: “polícia apreende carro particular transportando urnas para Amazonas #urnasfraudadas”. Versão 4: “ATENÇÃO!!! Polícia do Amazonas apreende urnas eletrônicas em veículos particulares. Isso é muito grave!”.

Urnas eletrônicas do TRE foram apreendidas em carro particular no Amazonas?

É óbvio (dada a informação de que as imagens só botam “lenha na fogueira”) que a notícia das “urnas apreendidas” deu muito o que falar. Mas será que essa história é mesmo real e as urnas do TRE (ou do TSE) foram apreendidas em um carro particular? A resposta é não. E se você quiser conferir mais detalhes, então continua lendo!

Como falamos antes, as fotos que acompanham a história seriam a prova de que as urnas “são fraudadas”. Seriam, mas não são. Acontece que, na realidade, as imagens são reais, entretanto, a história é completamente falsa. Quando a história começou a circular na internet, o próprio TRE-AM e a Polícia Militar trataram de desmentir todo o caso e explicar que as imagens não mostravam uma apreensão. Leia nota da polícia que foi divulgada no site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas:

A Polícia Militar do Amazonas informa que na tarde deste sábado, 20, uma equipe de policiais da 8° CIPM de Iranduba, que realizava a operação “Sentinelas do Amazonas, ação Comunidade Segura”, abordou um veículo oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no qual continham urnas que estavam sendo encaminhadas para atender o pleito do município de Careiro da Várzea. Na abordagem foi constatado que não haviam irregularidades porém, um dos policiais fotografou as urnas sendo transportadas, e divulgou em sua rede social de forma equivocada.

O Comando Geral reitera que todo o procedimento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral, está ocorrendo dentro de sua normalidade com a máxima lisura, não havendo quaisquer dúvidas com relação ao andamento do processo eleitoral. O Comandante Geral Coronel PM Cláudio Silva afirma, que tomou conhecimento do ocorrido e determinou que a ação do policial seja apurada dentro dos ditames legais, pela Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD), afim de, combater atitudes que disseminem a proliferação de fake news.

O desmentido dessa história, claro, teve grande repercussão na mídia e virou assunto em dois grandes sites de notícias do estado. Em um deles, chamado A Crítica, a reportagem mostrou que um policial foi o responsável pela disseminação da fake news. Ainda de acordo com o site, o TRE informou que ele já foi identificado e responderá processo disciplinar.

Em resumo: a história que diz que urnas eletrônicas foram apreendidas em um carro particular no Amazonas é falsa. As imagens são verdadeiras, porém a polícia não aprendeu nada, o carro era do TRE-AM (e não particular) e não existe nenhuma fraude comprovada. Ou seja, a história não passa de #boato. Portanto, não compartilhe!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.