Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > TSE e TRE anulam eleições em diversas cidades devido a falha no sistema de apuração de votos #boato

TSE e TRE anulam eleições em diversas cidades devido a falha no sistema de apuração de votos #boato

TSE e TRE anulam eleições em diversas cidades devido a falha no sistema de apuração de votos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O TSE e o TRE de diversos estados anularam as eleições devido a falha no sistema de apuração de votos. Portal G1 deu a notícia.

Assim como todo evento impactante tem a fake news “enojada” (detalhes aqui), todo evento impactante tem a fake news “abestada” (já já vocês entenderão). No caso do primeiro turno das eleições de 2020, a “notícia” que se espalhou por aí aponta para a anulação de eleições em diversas cidades do Brasil.

De acordo com os textos que circulam online, o TSE (ou um TRE) anulou a eleição em diversos municípios do Brasil. Vimos versões da história citando cidades como Santa filomena (PE), Águas Lindas de Goiás (GO), Jeremoabo (BA), Aparecida de Goiânia (GO), Goiânia, Formosa (GO), Anápolis (GO), Rio Verde (GO), Trindade (GO), Catalão (GO), Campo Limpo (GO), Areado (MG), Telêmaco Borba (PR), São Gabriel da Palha (ES), Belo Jardim (PE) e mais tantas outras.

Em todas as mensagens, a motivação seria uma “falha no sistema de apuração dos votos” e foi apontado que seria designada uma nova data para um novo pleito. Além disso, a mensagem tem um link do G1 e um link de imagem hospedada pelo Google . Leia algumas das versões da mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: TRE-PE Anula a eleição em Santa filomena -PE, devido a falha no sistema de apuração dos votos. Será designada nova data para a Realização do novo pleito Eleitoral! Segue o link Versão 2: Clica no link e veja!!!! *TRE-GO anula eleição em Águas Lindas de Goiás, devido a falha no sistema de apuração dos votos. Será designada nova data para a Realização do novo pleito Eleitoral*

Versão 3: TRE-BA anula eleição 2020 em Jeremoabo, Bahia, devido a falha no sistema de apuração dos votos. Será designada nova data para a Realização do novo pleito Eleitoral. Click no link abaixo e leia mais. Versão 4: URGENTE!!! TSE anula eleições em APARECIDA DE GOIÂNIA, GOIÂNIA, FORMOSA, ANÁPOLIS, RIO VERDE, TRINDADE E CATALÃO E CAMPO LIMPO devido a falha no sistema de apuração dos votos. Será designada nova data para a Realização do novo pleito Eleitoral*

TSE e TRE anularam eleições em diversas cidades devido a falha no sistema de apuração de votos?

A mensagem se espalhou com muita força por aí e deixou muitas pessoas (principalmente as que não clicaram nos links em questão) em dúvidas sobre a veracidade da informação. Porém, não é verdade que as eleições em questão foram anuladas.

Na realidade, o enredo da mensagem é de uma fake news já manjada aqui no Boatos.org. A estrutura do texto é a seguinte: 1) Para começar, ela tem uma mensagem chamativa. 2) Há um link de um grande portal de notícias (normalmente, tem sido usado um link do G1) para que seja gerado um tumbnail na rede social. 3) Há um link da seguinte imagem que entrega a farsa (aproveite e assista ao vídeo explicando como ela funciona):

Esse tipo de fake já foi desmentido muitas vezes no Boatos.org (e não desmentido em tantas outras oportunidades). Só relacionado às eleições, desmentimos histórias que apontavam que o efetivo de reserva das Forças Armadas seria convocado para ser mesário.

Vale dizer que o próprio TSE e alguns TREs se pronunciaram sobre o assunto e negaram que algum pleito foi adiado por causa de problemas na apuração dos votos. Leia a nota, que também foi publicada no site do Tribunal Superior Eleitoral:

O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que são falsas mensagens que circulam em redes sociais e afirmam que as eleições do último domingo (15/11) foram anuladas em algumas cidades por suspeita de fraude na urna eletrônica. Nunca houve, desde o início do uso das urnas eletrônicas, em 1996, constatação de fraude em resultados com a utilização do equipamento.

Resumindo: a história que aponta que o TSE e diversos TREs estaduais anularam as eleições em diversos estados é falsa. Não passa de mais um boato que usa a imagem do Tiririca e que insiste em circular na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK