Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Traficante internacional da Venezuela visitou Lula na prisão em Curitiba #boato

Traficante internacional da Venezuela visitou Lula na prisão em Curitiba #boato

Traficante internacional da Venezuela visita Lula na prisão em Curitiba, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na semana passada, Diosdado Cabello, traficante internacional da Venezuela, visitou Lula na prisão, em Curitiba. Ele foi recebido pelo ex-presidente duas vezes, segundo a Veja.

Após um ano e meio, a prisão do ex-presidente Lula ainda é cercada de polêmicas que, é claro, circulam toda a internet, sendo estas verdadeiras ou não.

Em mais uma dessa série, no nosso caso de hoje, uma notícia que está sendo compartilhada no Facebook, especialmente por grupos do “Lula tá preso”, revoltados e focados em denunciar as “mordomias” ex-presidente na cadeia, dá conta de que o traficante internacional da Venezuela Diosdado Cabello foi visitar Lula na prisão, em Curitiba.

Segundo a publicação, em sua visita não-oficial ao Brasil, na semana passada, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela foi recebido pelo ex-presidente duas vezes. Confira as duas versões da publicação que estão rodando a web:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: Chefão do tráfico venezuelano visita Lula na prisão Na semana passada, Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, esteve no Brasil, em visita não-oficial. Foi recebido por Lula duas vezes, segundo a Veja. Seria mais um convescote bolivariano-lulista, não fosse Diosdado Cabello um dos maiores barões da cocaína do mundo, ligado ao Cartel dos Sóis. Um ex-guarda-costas do sujeito delatou às autoridades americanas que Diosdado Cabello comanda 90% da exportação da cocaína produzida pelas Farc. O currículo é tão pesado que ele só se atreve a viajar a Cuba — e ao Brasil.

Versão 2: Lula recebe a visita do Diosdado Cabello, segundo homem do governo bolivariano, chefão do tráfico na Venezuela, homem que não pode entrar no USA pois terá voz de prisão decretada e de lá não sairá nunca mais. No entanto a nossa PF jabuticaba permite a entrada do traficante nas dependências da POLICIA FEDERAL pra visitar o chefe do Foro de São Paulo, provavelmente para discutirem um plano de como incendiar a América Latina ao vivo e em cores, nas barbas indignadas de nosotros. Pelo amor de Zeus, quando é que o Lula será preso de verdade?

Traficante internacional da Venezuela visita Lula na prisão em Curitiba?

Obviamente, a notícia viralizou e deixou muita gente indignada nas redes sociais, gerando vários deslikes e compartilhamentos. Mas será mesmo que o traficante internacional da Venezuela Diosdado Cabello foi visitar Lula na prisão, em Curitiba? A resposta é não! E nós te explicamos o porquê.

O primeiro deles é que, ao buscarmos por informações sobre a acusação de Diosdado Cabello chefiar o tráfico na Venezuela, o que encontramos foram, de fato, somente acusações vindas dos Estados Unidos. No entanto, ele não foi condenado e se diz inocente, já que não há provas contra ele.

Portanto, neste sentido, daremos o “benefício da dúvida”, já que de um lado há as acusações, mas, de outro, o fato de que ele não foi condenado. Em segundo lugar, a verdade é que a visita dele a Lula não foi em 2019 e, tampouco, na cadeia. E conseguimos essa informação apenas buscando pelo texto descrito.

Com uma rápida pesquisa, é possível encontrar a mesma versão dessa notícia publicada em junho 2015, só com um título diferente, já que, naquele ano, Lula não estava preso ainda. Ou seja, a história voltou a circular, mas com título adaptado ao momento da prisão do ex-presidente, para causar alvoroço na internet. Além disso, não há qualquer registro de visita de Diosdado Cabello recentemente ao ex-presidente ou ao Brasil.

Resumindo: A história de que um traficante internacional da Venezuela foi visitar Lula na cadeia é falsa. A publicação envolvendo Diosdado Cabello foi feita primeiro em 2015 e, agora, voltou, com título alterado, para gerar burburinho e compartilhamentos nas redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/31veiMZ