Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tiririca renuncia ao mandato de deputado federal em desabafo #boato

Tiririca renuncia ao mandato de deputado federal em desabafo #boato

Boato – Em fala emocionada na Câmara dos Deputados, deputado Francisco Everardo, o Tiririca renunciou ao cargo de deputado federal.

Em meio a discussões da maioria dos deputados federais sobre a reforma da Previdência, um nome “escanteado” na Câmara tem chamado atenção: o do deputado Francisco Everardo, o Tiririca. Eleito como um dos mais votados da história, Tiririca fez, no dia 06/12, o que diz ser o primeiro e último discurso na Câmara.

Emocionado, ele fez uma espécie de desabafo. “Eu tô saindo triste para caramba, tô muito chateado, muito chateado mesmo com a nossa política, com o nosso parlamento. Eu como artista popular que sou e político que estou, estou saindo chateado”, disse em um trecho.

Em outra parte, Tiririca fez um pedido: “Vamos olhar um pouco para o nosso país. Vamos esquecer um pouco as brigas, vamos esquecer um pouco o ego e vamos olhar para o nosso povo. O povo que eu falo é aquele povo que necessita de saúde. Eu tenho certeza que nenhum de vocês passou por isso”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O vídeo (que você pode assistir na segunda parte do texto) de cerca de oito minutos viralizou na internet. Porém, muitas pessoas estão o vendendo com o título “Tiririca renuncia ao mandato de deputado federal” ou “Tiririca acaba de renunciar ao mandato de deputado federal”.

Tiririca renunciou ao mandato de deputado federal?

Tiririca, de fato, fez um discurso triste e emocionado e disse que seria a última vez que subiria para falar em Plenário. Porém, a informação de que ele renunciaria ao cargo de deputado federal é, no mínimo, um mal-entendido. Vamos aos fatos.

Analisando a mensagem, dá para notar que há dubiedade na fala dele. Não dá para saber se ele estava anunciando que estava renunciando ou se não disputaria as eleições do ano que (anúncio que já fez em, no mínimo, duas oportunidades: em uma entrevista para o jornal Folha de S.Paulo e para o jornalista Roberto Cabrini do SBT). Um post no Facebook na página oficial de Tiririca acabou com todas as dúvidas. Leia:

PRIMEIRO, ÚNICO e ÚLTIMO discurso no Plenário. Informo que cumprirei com minhas obrigações deste mandato até o final e não concorrerei a mais nenhum cargo público. Agradeço o respeito e a compreensão de todos. #tiririca #tiriricanaweb #tiririca2222

Pronto! Se Tiririca está falando que vai cumprir o mandato e “só” não vai concorrer a mais nenhum cargo público, significa que ele não renunciou. Ou seja, todos os vídeos que falam “Tiririca acaba de renunciar” ou “Tiririca renunciou” (inclusive alguns lives no Facebook que estão rodando o discurso em looping) estão informando de forma errada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.