Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Thereza Collor escreve carta aberta ao senador Renan Calheiros #boato

Thereza Collor escreve carta aberta ao senador Renan Calheiros #boato

Boato – Thereza Collor, ex-cunhada de Fernando Collor de Melo, escreveu uma carta aberta a Renan Calheiros. No conteúdo, ela diz que o senador sabe “manipular a alma humana”.

No meio do legislativo, o ano começou quente. Já no primeiro dia do “novo Congresso”, a eleição para presidente do Senado foi recheada de polêmicas. Um dos principais “envolvidos” foi o então candidato ao cargo, Renan Calheiros. E é justamente sobre ele que vamos falar hoje.

De acordo com uma mensagem que tem se espalhado no WhatsApp, Facebook, Instagram e outras redes sociais, Thereza Collor, ex-cunhada de Fernando Collor de Melo, escreveu uma carta aberta (e pesada) a Renan Calheiros.

No conteúdo, Thereza teria dito que Renan “sabe manipular as pessoas”, que ele era “um menino ingênuo”, que “ousa como um bandido”, que “vendeu a alma ao diabo” e tantas outras coisas (que acabamos cortando). Leia trechos do texto que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

TEXTO DE TEREZA COLLOR Carta aberta ao Senador Renan Calheiros “Vida de gado. Povo marcado. Povo feliz”. As vacas de Renan dão cria 24 h, por dia. Haja capim e gente besta em Murici e em Alagoas! Uma qualidade eu admiro em você: o conhecimento da alma humana. Você sabe manipular as pessoas, as ambições, os pecados e as fraquezas.

Do menino ingênuo que eu fui buscar em Murici para ser deputado estadual em 1978 – que acreditava na pureza necessária de uma política de oposição dentro da ditadura militar – você, Renan Calheiros, construiu uma trajetória de causar inveja a todos os homens de bem que se acovardam e não aprendem nunca a ousar como os bandidos.

Você é um homem ousado. Compreendeu, num determinado momento, que a vitória não pertence aos homens de bem, desarmados desta fúria do desatino, que é vencer a qualquer preço. E resolveu armar-se. […]

Renan sonhava ser um big shot, a qualquer preço. Vendeu a alma, como o Fausto de Goethe, e pediu fama e riqueza, em troca. Quando você e o então deputado Geraldo Bulhões, colegas de bancada de Fernando Collor, aproximaram-se dele e se aliaram, começou a ser Parido o novo Renan. Há quem diga que você é um analfabeto de raro polimento, um intuitivo. Que nunca leu nenhum autor de economia, sociologia ou direito. […]

O Brasil inteiro, em sua maioria, pede a sua cassação. Dificilmente você será condenado. Em Brasília, são quase todos cúmplices. Mas olhe no rosto das pessoas na rua, leia direito o que elas pensam, sinta o desprezo que os alagoanos de bem sentem por você e seu comportamento desonesto e mentiroso. Hoje perguntado, o povo fecharia o Congresso. Por causa de gente como você! Por favor, divulguem pro Brasil inteiro pra ver se o congresso cria vergonha na cara. Os alagoanos agradecem. Thereza Collor

Thereza Collor escreveu carta aberta ao senador Renan Calheiros?

Muita gente começou a compartilhar a informação a torto e a direito por aí. Mas será mesmo que Thereza Collor escreveu uma carta aberta “detonando” Renan Calheiros? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O histórico desse tipo de informação já nos deixou em alerta. Volta e meia, “textões do feice” são atribuídos erroneamente a pessoas conhecidas só para viralizar. Já falamos (diversas vezes) de Arnaldo Jabor, de Marieta Severo e de tantos outros.

Com essa desconfiança, fomos buscar pela tal informação. Foi aí que descobrimos que a “carta” circula na internet desde 2007. E naquele mesmo ano, a própria Thereza Collor desmentiu a informação de que tivesse escrito qualquer coisa sobre Renan Calheiros. Leia declaração dada por ela ao Portal G1:

“Está circulando pelo território livre da “internet” carta na qual referências são feitas ao Senador Renan Calheiros, e cuja autoria é a mim falsamente imputada. Quero deixar aqui claro, de forma taxativa, não ser de minha responsabilidade o escrito em questão”

Uma vez que a própria Thereza Collor desmentiu a informação, não há muita coisa a se dizer. A história que aponta que ela escreveu uma carta aberta a Renan Calheiros é falsa. Desde 2007, é uma “fake news” que circula por aí.

PS: Esse artigo é uma sugestão de edo Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.