Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Suzane Von Richthofen vai se candidatar a deputada federal pelo PT #boato

Suzane Von Richthofen vai se candidatar a deputada federal pelo PT #boato

Boato – Suzane Von Richthofen lança candidatura a deputada federal pelo PT e fala em “defesa da família”. Número de candidata dela será 13666.  

A seis meses para o início oficial da campanha eleitoral, os partidos começam a lançar candidatos e o “troca-troca” partidário para a corrida eleitoral começa a acontecer. E, de acordo com um texto que circula online, uma das primeiras a garantir seu nome na disputa é Suzane Von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais em 2002.

A postagem, feita em uma página no Facebook atribuída a detenta, aponta que ela será lançada como candidata a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo a publicação, Richthofen entra na disputa com o slogan “em defesa da família” e terá o número 13666. “Em defesa da família #DeputadaFederal Suzane Von Richthofen Em luta por um Brasil Melhor! #EleiçãoSemSuzaneÉgolpe”, diz a mensagem no Facebook.

Suzane Von Richthofen vai se candidatar a deputada federal pelo PT?

É claro que o anúncio deixou muita gente indignada. No Facebook, internautas criticaram sua candidatura: “é o fim do mundo mesmo”. Em outro comentário, um usuário afirma “ela está no partido certo”. Mas será mesmo que Richthofen será candidata a deputada federal? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pois bem, embora muitos não tenham notado, a campanha não passou de uma zoeira na internet, a começar pelo slogan da campanha “em defesa da família” e o número da candidata (13666). Além disso, a página que publicou a campanha é fake. Na própria descrição, a página aponta que se trata de um “personagem fictício”.

Mas vamos considerar a hipótese da candidatura de Richthofen. Neste caso, mesmo que ela quisesse, seria barrada pela Lei Ficha Limpa, que impede a candidatura de cidadãos condenados. Além disso, Suzane cumpre pena em regime semi-aberto, na Penitenciária Feminina de Tremembé, interior de São Paulo. Isso inviabilizaria o exercício da função de deputada, em Brasília (a não ser que ela “se mudasse” para o presídio da Coméia, na capital federal).

Atualizado em 07/03/2018: Via Twitter, o leitor “Imóveis Coloniais de Acaju” fez uma ótima observação que resolvemos incluir aqui e enfraquece ainda mais a tese: “Números de deputados federais têm 4 dígitos, não 5. Os números são definidos no registro da candidatura, pouco antes do registro oficial da campanha. Mesmo que ela fosse candidata, propagada antes do período eleitoral é passível de multa”.

Por fim, vale lembrar que Suzane nunca declarou ter ligação alguma com o PT. E mais: não existe outra notícia sobre o assunto circulando em sites confiáveis. Afinal, o anúncio seria merecedor de ao menos uma notinha (pelo menos de veículos “não-simpáticos” ao PT), não?

Resumindo: Suzane Von Richthofen não vai se candidatar a deputada federal pelo PT. Tudo não passa de uma brincadeira que circulou pela internet. Ou seja, é boato!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.