Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > STJ acaba de deferir habeas corpus ao ex-presidente Lula; veja decisão #boato

STJ acaba de deferir habeas corpus ao ex-presidente Lula; veja decisão #boato

Boato – O Superior Tribunal de Justiça acabou de aceitar pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Link mostra decisão do STJ.

Faltam poucos dias para o horário eleitoral gratuito começar a ser exibido da TV. Porém, o assunto eleições já está “na boca do povo” e “na boca dos noticiários”. As chapas estão se formando, os candidatos sendo conhecidos e os boatos (como sempre) se espalhando por aí. E hoje temos mais um para falar. Desta vez, sobre o ex-presidente Lula.

A última história que circula na internet dá conta de que o STJ aceitou o pedido de habeas corpus do ex-presidente e que, com a decisão, ele poderá ser candidato nas próximas eleições. A mensagem pede, ainda, para que as pessoas “vejam a decisão em uma imagem”. Veja a mensagem que circula online:

URGENTE: STJ acaba de deferir Habeas Corpus ao ex-presidente Lula. No mérito da matéria, o Ministro suspende a decisão do TRF da 4 Região e permite que ele seja candidato nas próximas eleições. Veja a íntegra da decisão em https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF

STJ acabou de deferir habeas corpus ao ex-presidente Lula e decisão foi publicada?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A tal história circulou muito na internet e deixou muitas pessoas em dúvida. Mas será mesmo que o STJ deferiu um habeas corpus para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A notícia, de fato, é bombástica. Alguém tem alguma dúvida de que ela seria manchete em todos os veículos de comunicação do Brasil e seria destaque em sites de notícias de outro país? Só que, ao procurarmos sobre a história, sabe o que encontramos? Nada.

Ao buscarmos sobre decisões do STJ em relação ao ex-presidente, só encontramos notícias que falem sobre negações de pedidos de liberdade. A mais recente foi em 10 de julho de 2018, quando foram negados diversos pedidos de habeas corpus (essa matéria fala em 143). Desde então, os advogados de Lula também tiveram o pedido negado no STF.

Sobre a questão de Lula ser inelegível. Mesmo que o STJ tivesse dado um parecer favorável ao ex-presidente, quem cuida da questão é o TSE. A nada a respeito (visto que Lula é, ainda, pré-candidato do PT para as eleições) foi julgado até o momento. Porém, o presidente do TSE, Luiz Fux, já declarou que o TSE será inflexível com “fichas-sujas”.

Ok. Explicamos e explicamos. Mas nem precisava disso tudo se as pessoas clicassem na imagem que está na mensagem. Ao dar o clique, percebemos que é um meme com a imagem de Tiririca e a mensagem “é mentira, abestado”. A mesma pegadinha já foi utilizada em outros boatos como o que, por exemplo, apontava que aposentados poderiam comprar carros com desconto.

7 boatos sobre Tiririca que circulam na internet
Essa é a imagem!

Resumindo: a história que aponta que o ex-presidente Lula teve o pedido de habeas corpus aceito pelo STJ é falsa. Não passa de mais uma história falsa envolvendo o ex-presidente e que envolve uma pegadinha com a foto de Tiririca.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html