Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sérgio Moro diz que aceita ser ministro da Justiça de Bolsonaro #boato

Sérgio Moro diz que aceita ser ministro da Justiça de Bolsonaro #boato

Boato – Está confirmado. Notícia do Portal R7 aponta que o juiz Sérgio Moro aceitou o convite do candidato Jair Bolsonaro (PSL) e deve ser o seu ministro da Justiça.

Dentre todos os “não-candidatos”, uma das figuras mais presentes nas eleições 2018 é a do juiz Sérgio Moro. Responsável pela condenação do ex-presidente Lula em primeira instância (e, consequentemente, pela impugnação da candidatura dele), ele foi “demonizado pelo PT”. Por outro lado, foi muito citado por candidatos como, por exemplo, Álvaro Dias (Podemos).

No segundo turno das eleições, o nome de Moro estava até que esquecido (com exceção da fake news da “carta”, nem boatos sobre ele estavam circulando por aí). As coisas começaram a mudar com a publicação de uma mensagem que dava conta que ele está no “time Bolsonaro”.

Um print de uma suposta matéria do Portal R7 dá conta de que o juiz teria aceitado o convite de Bolsonaro para ser seu ministro da Justiça. “SÉRGIO MORO ACEITA SER MINISTRO DA JUSTIÇA A CONVITE DE BOLSONARO. R7. Sérgio Moro aceita ser ministro da Justiça de Jair Bolsonaro. Fernando Mellis, do R7”, diz a mensagem.

Sérgio Moro aceitou ser ministro da Justiça de Bolsonaro?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não subestimem o poder de uma informação bombástica em um print de um portal. A tal história teve alguns milhares de likes e shares no Facebook. Mas será mesmo que o juiz Sérgio Moro aceitou ser ministro de Bolsonaro? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto que nos deixou desconfiados está na própria mensagem e no próprio print. Eles são vagos, alarmistas (a mensagem tem até caixa alta), erros de português (há até um erro de espaçamento no print) e, apesar de citar o R7, não dá o link da tal matérias.

Outro ponto que nos fez ficar mais desconfiados está no fato de nenhum veículo de mídia confiável ter falado no assunto. Do lado de Bolsonaro, sequer houve a divulgação da possibilidade do nome de Moro como ministro da Justiça. Até o momento, o candidato definiu três nomes de ministros em um eventual governo: Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Augusto Heleno (Defesa).

Em 2017, Bolsonaro chegou a citar a indicação do nome do juiz da Lava Jato para uma eventual vaga no STF. Mas tudo não passou de especulação. Ou seja: não houve sequer o convite para que Moro tenha que aceitar algo.

Do lado de Moro também não há nada. Quando Álvaro Dias chegou a citar que ele seria o seu ministro da Justiça, o magistrado lançou uma nota pública dizendo que não poderia se manifestar a respeito porque a “recusa ou aceitação poderia ser interpretada como indicação de preferência política”. Há de se supor que, se tivesse existido algum convite de Bolsonaro, a resposta seria a mesma.

Por fim, o print. Conforme informamos anteriormente, o erro no espaçamento já nos deixou desconfiados. A desconfiança virou certeza de que não há nenhuma matéria do tipo no site e por sabermos que essa “edição” pode ser feita facilmente no código-fonte da página. Há alguns boatos do tipo desmentidos aqui como, por exemplo, do hacker que invadiu o sistema do SPC e do namoro de Pabllo Vittar com um jogador do Corinthians. Truque manjado.

Resumindo: a história que aponta que Sérgio Moro aceitou o convite de Bolsonaro para ser seu ministro da Justiça é falsa. A matéria do R7 nunca existiu e nem o candidato e o juiz falaram qualquer coisa a respeito do convite.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.