Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Moro diz que é impossível acabar com o crime porque a mente humana vem do homem macaco #boato

Moro diz que é impossível acabar com o crime porque a mente humana vem do homem macaco #boato

Boato – O ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro afirmou, via Twitter, que é impossível acabar com o crime porque a mente humana vem do homem macaco, um animal assassino.

Nesta semana, a presença de uma autoridade “causou” no Twitter. No dia 4 de abril de 2019, o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro criou uma conta na rede social com o intuito, de acordo com o próprio, de divulgar os projetos e propostas da pasta aos internautas.

No mesmo dia, Moro publicou uma postagem, (novamente) como diz o próprio, um pouco inusitada: uma foto com um calendário. A foto e a entrada na rede social deram margem para outra publicação atribuída a Moro e que viralizou por aí.

De acordo com publicações em redes sociais (o próprio Twitter e o Facebook), Moro teria dito o seguinte em uma postagem: “O crime é impossivel acabar totalmente porque a mente humana veio do macaco, um animal assassino”.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O que não faltaram foram comentários “em cima” da publicação. “É impossível o crime acabar porque vem do homem macaco que não tem alma e nem coração”, diz um deles. “Moro estréia no Twtter com essa peróla. A culpa é do Macaco”, aponta outra.

Sérgio Moro diz que é impossível o crime acabar porque vem do homem macaco?

Muita gente curtiu, muita gente compartilhou e muita gente riu da tal declaração. Mas será mesmo que o ministro Sérgio Moro falou sobre crime e homem macaco no Twitter? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Dado o número de fake news de falas atribuídas a Moro que circulam por aí (temos exemplos aqui e aqui) já ficamos desconfiados assim que batemos o olho no print da publicação e resolvemos fazer a checagem, que nem foi tão difícil assim.

Bastou ir até a conta de Moro no Twitter para verificar que, dentre as publicações do ministro, não há nada sobre crime, homem macaco e etc. Ao olhar o horário da publicação, conseguimos perceber que a balela foi criada graças a montagens em cima de tuítes publicados às 10h39 do dia 4 de abril de 2019.

No horário, Moro fez duas publicações. Em uma delas, ele disse “Quero explicar aqui o projeto de lei anticrime, além das medidas executivas em andamento do Ministério”. Em outra, declarou “Nem sempre poderei estar por aqui, pois o trabalho é intenso, mas quando possível darei informações sobre as ações do Ministério. @JusticaGovBR”. Nada sobre o assunto que viralizou.

Vale dizer que a mesma declaração sobre macacos foi publicada na internet por esse outro perfil (de humor) em 2016. Ou seja, não há mesmo como a “autoria” ser de Moro.

Resumindo: a história que aponta que o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro declarou que é impossível acabar com o crime porque a mente humana vem do homem macaco é falsa. É uma montagem feita em cima de outra publicação do “novato no Twitter”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.