Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Santinho de Dr. Jairinho tinha dizeres “fechado com Bolsonaro” e “defensor da família” #boato

Santinho de Dr. Jairinho tinha dizeres “fechado com Bolsonaro” e “defensor da família” #boato

Santinho de Dr. Jairinho tinha dizeres “fechado com Bolsonaro” e “defensor da família”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante campanha para vereador no Rio de Janeiro, Dr. Jairinho distribuiu um santinho com os dizeres “Defensor da família”, “Contra a ideologia de gênero”, “A favor da Escola sem partido” e “Fechado com Bolsonaro”.

A prisão do vereador da cidade do Rio de Janeiro Dr. Jairinho causou muita comoção. Isso porque, junto com a prisão dele e da namorada, veio a revelação de que ele agredia o menino Henry Borel sistematicamente e que é o principal suspeito do assassinato do garoto de quatro anos. Em meio a isso, mensagens davam conta de que ele seria ligado a Bolsonaro e pautas conservadoras.

Uma suposta imagem de um santinho do Dr. Jairinho, que teria sido distribuído durante a campanha eleitoral aponta para supostas pautas dele. No folder há os seguintes dizeres: “Vereador Dr. Jairinho 77123 Defensor da família Contra a ideologia de gênero A favor da Escola sem partido e Fechado com Bolsonaro #EuApoio”. Confira a imagem:

Confira o desmentido em vídeo:

Dr. Jairinho, imagem falsa

Santinho de Dr. Jairinho mostrava “fechado com Bolsonaro” e “defensor da família”?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A imagem se espalhou muito entre perfis de redes sociais, principalmente de opositores do presidente Jair Bolsonaro. Porém, o folder em questão não passa de uma montagem feita em cima de um material “não oficial” da campanha do Dr. Jairinho para vereador.

A imagem, por si só, já nos deixa muito desconfiados. Não pelo teor, mas pelo fato de a edição estar muito clara nela. Se você notar, as letras das mensagens de Jairinho no folder parecem sobrepostas ao resto do material e das outras letras (do nome do vereador e do #EuApoio). Além disso, a tipografia está bem diferente nas duas letras (o que denota que foi um trabalho amador).

Ao buscar pelas imagens de campanha do vereador, chegamos a outras artes completamente diferentes da que está na imagem que viralizou online. Veja o que encontramos na página oficial dele no Facebook (a única que ainda está aberta). A mensagem dele, na realidade, era “Trabalho incansável por amor ao Rio”.

Folder Jairinho

Ao procurar pela tal imagem, descobrimos que ela é uma montagem em cima da imagem que está abaixo (que foi publicada no Instagram de um apoiador de Jairinho). Note que não há qualquer menção às bandeiras “Defensor da família”, “Contra a ideologia de gênero”, “A favor da Escola sem partido” e “Fechado com Bolsonaro”.

Imagem que circulava nas eleições

Já deu para ver que a imagem do santinho “fechado com Bolsonaro” (que começou a circular em redes sociais apenas após a prisão do Dr. Jairinho, de acordo com levantamento nosso na plataforma Crowd Tangle) é uma montagem. Mas o que podemos falar sobre as tais bandeiras do Dr. Jairinho?

Sobre ser “defensor da família”, “contra a ideologia de gênero” e “a favor da Escola sem partido”, não encontramos nenhum projeto ou discurso de Dr. Jairinho que aponte para essa bandeira. De acordo com o perfil dele no site da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, ele tem uma bandeira (por assim dizer), um tanto quanto genérica:

“O foco de seu mandato está na restituição da dignidade ao cidadão pelo atendimento do poder público no quesito saúde, sem deixar de pensar na educação dos jovens. De espírito empreendedor, apóia as iniciativas que buscam a melhoria da qualidade de vida da população”.

O máximo que achamos, foi durante a campanha, um vídeo de uma cantora gospel que apontou que votaria no Dr. Jairinho por que ele seria a “favor da família”, “médico” e “servo de Deus”. Não conseguimos encontrar nenhuma manifestação promovendo a “Escola Sem Partido” ou o “fim da ideologia de gênero” ou se autoproclamando “defensor da família”.

Sobre estar fechado com Bolsonaro, também não encontramos nenhum indício de apoio explícito ao presidente durante as eleições de 2020. Em âmbito municipal, ele não se mostrou “muito fechado” com ninguém (ou fechado com “todo mundo”). No início da campanha, chegou a fazer uma live com Marcelo Crivella. No final, decidiu apoiar Eduardo Paes.

Em 2018, o Solidariedade (partido de Jairinho) anunciou apoio a Geraldo Alckmin no primeiro turno e, no segundo turno, se manteve neutro durante a disputa entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Não encontramos qualquer manifestação pública dele de apoio ao então candidato. 

Resumindo: a imagem que está circulando não é de um santinho de campanha do vereador Dr. Jairinho em 2020. Trata-se de uma montagem feita em cima de outro material (não-oficial) de campanha. Além disso, não há indícios de que as bandeiras apontadas sejam, de fato, levantadas por ele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy