Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Celso Russomanno fraudou urnas e alterou resultado das eleições #boato

Celso Russomanno fraudou urnas e alterou resultado das eleições #boato

Boato – Vídeo denuncia que Russomanno fraudou urnas e deu votos a Haddad para fazê-lo ganhar as eleições de 2012.

O ano de 2016 muito provavelmente será lembrado para sempre como um período histórico para o cenário político brasileiro. Com as manifestações populares, o impeachment de Dilma Rousseff, Lula indiciado na Lava Jato e a cassação do mandato de Eduardo Cunha pode-se dizer que as editorias de Política da imprensa literalmente não param.

russomano-e-acusado-de-alterar-resultados-das-eleicoes-de-2012-em-video-no-youtube
Celso Russomanno é acusado de alterar resultados das eleições de 2012 em vídeo no Youtube

Com as eleições municipais tão próximas, essa dinâmica parece não ter mudado ainda e a cada dia um novo “escândalo” aparece para sacudir, mais uma vez, as certezas e preferências dos eleitores. Em São Paulo, por exemplo, a disputa (e os escândalos) não poderia estar mais quente. Agora, com o vídeo bombástico de um cidadão acusando o candidato Celso Russomanno de fraudar as eleições de 2012, tem muita gente indo à loucura. Confira alguns trechos:

“[…] Eu to gravando esse vídeo rápido aqui porque me mandaram agora umas foto que o Celso Russomano tá reclamando de quem tá postando mentira e fazendo uns comentário no face dele.

Eu vou falar Celso Russomano que você é um safado, mentiroso e hipócrita, cara, como você consegue? Em 2008 eu levei as fraude eletrônicas pra você, fizemo a reunião no Campo de Marte, no hangar de um amigo nosso, que eu não posso revelar, e fizemos a reunião, você levou um pessoal lá da polícia civil e sumiu com alguma das fraudes e em 2012 você usou a mesma tecnologia do roubo pra transferir os votos teu pra Haddad. […]”

No vídeo completo, o denunciante ofende bastante o candidato a prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno. Acusa o político de ter utilizado o esquema de fraudes das urnas que ele e os amigos denunciaram para favorecer o Haddad no pleito de 2012:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Celso Russomanno fraudou as urnas e alterou os resultados das eleições em 2012?

O vídeo tem deixado as pessoas com a pulga atrás da orelha, mas não há uma prova sequer de que a denúncia seja verdadeira. Primeiramente, é preciso saber que essa história não é recente. Repercute na internet desde o ano passado, quando o vídeo foi postado no Youtube.

Depois, também é importante saber que nem antes, nem agora essa denúncia tem aparecido na imprensa. Há de se convir que às vésperas da eleição, um escândalo do tipo chacoalharia de vez o pleito pela prefeitura de São Paulo, mas nenhum veículo abordou o tema até agora.

Estranho? Muito, já que em 2012 Russomanno foi acusado de ter cometido fraude eleitoral pela disputa da prefeitura de Santo André, no ano 2000, e a imprensa falou disso (com 12 anos de atraso). Porque agora não falaria? Pensando com a lógica dos meios de comunicação, não faria sentido algum deixar essa história de lado, ainda mais quando envolve dois candidatos à prefeitura – Haddad também é citado na denúncia.

E é nesse ponto que o vídeo faz menos sentido ainda. Apesar de ter saído à frente nas intenções de voto em 2012, Russomanno nem chegou ao segundo turno. A disputa ficou entre Serra e Haddad, então como ele deu votos para que o candidato do PT fosse eleito se ele já nem estava mais concorrendo?

A única possibilidade seriam os votos de seus eleitores caso apoiasse Haddad, o que não ocorreu, uma vez que Russomanno e o PRB se mantiveram neutros no segundo turno daquelas eleições – não apoiaram ninguém. Mesmo que Russomanno tivesse dado votos no primeiro turno, a tese não se sustenta dado que ele já estava atrás de Haddad na pesquisa de boca de urna.

Mais intrigante ainda é o autor do vídeo não ter feito a denúncia das fraudes diretamente na Justiça Eleitoral nenhuma vez. Por que ir direto a Celso Russomanno? E se com ele não resolveu, por que não denunciar às autoridades competentes? Como bem se vê, são muitas perguntas sem respostas para algo supostamente verdadeiro.

Após perder no primeiro turno, Russomano até foi a imprensa militar contra a “baixaria” dos opositores. O político afirmou que foi vítima de ataques diretos a sua imagem durante a corrida eleitoral, o que coincidentemente parece estar ocorrendo de novo, logo quando ele desponta entre os primeiros na intenção de votos para este ano.

Bem sabemos que muitos boatos são plantados na internet com propósitos específicos. Em se tratando de um vídeo que nem é recente, ter essa história circulando logo agora na reta final da campanha para prefeito de São Paulo torna tudo mais suspeito ainda.

Na falta de provas concretas do tal denunciante, do quão oportuno é isso bombar logo agora e considerando o total desinteresse da mídia em falar sobre o caso, a conclusão é que tudo não passa de mais um boato político. Que venha o próximo.