Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Roseana Sarney cai em rio após ponte desabar em São Luís (MA) #boato

Roseana Sarney cai em rio após ponte desabar em São Luís (MA) #boato

Boato – Roseana Sarney (MDB) fez campanha na periferia de São Luís e caiu na água, com toda sua comitiva, após ponte desabar. Vídeo mostra momento. 

Conforme o mês de outubro se aproxima, as campanhas eleitorais, não só no caso dos presidenciáveis, se intensificam. Apesar de o foco estar nos nomes daqueles que pleiteiam ocupar o Palácio do Planalto a partir de 2019, não podemos esquecer que este ano também elegeremos governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

É muita gente para pensar e avaliar, não? Agora imaginem a dificuldade que é para que todos nós, eleitores, saibamos no que acreditar e no que não sobre cada candidato para esses cargos… Bom, a história de hoje envolve justamente uma candidata ao governo estadual. Segundo um vídeo que está colecionando milhares de visualizações no Facebook e no Youtube, Roseana Sarney, candidata a governadora do Maranhão pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), despencou, e não foi nas pesquisas de intenção de voto.

De acordo com o que estão dizendo, o vídeo mostra Roseana Sarney caindo em um rio depois que a ponte onde ela e sua comitiva estavam desaba. As mensagens que acompanham as imagens são bastante autoexplicativas: “Caiu! Roseana Sarney pedindo votos na periferia… kkkkkkk”. Ou ainda: “Esse é o Brasil que eu quero Roseana e comitiva pedindo voto na periferia de São Luis…”. Confira o vídeo:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Roseana Sarney caiu em um rio após desabar de ponte em São Luís?

Tem muita gente rindo dessa história, enquanto muitas outras estão condenando quem ri (afinal a queda é bem feia). O fato é que o vídeo está fazendo um tremendo sucesso, especialmente no Facebook, onde já alcançou mais de 215 mil visualizações. Mas e aí? Será que é verdade que Roseana Sarney caiu em um rio após uma ponte desabar? Não é, agora vamos explicar os detalhes.

Para começar, somos obrigados a destacar mais uma vez as características típicas de boatos das mensagens que acompanham o vídeo. Muito vagas, bastante politizadas e até mesmo irônicas. Sem mencionar a falta de menções a fontes confiáveis. É só “se eu falei, está falado”.

Quando procuramos por notícias sobre a queda de Roseana, também não encontramos nenhuma menção sobre o acidente na imprensa (fora os desmentidos, claro). Fosse realmente algo que tivesse acontecido com a candidata, a imprensa falaria muito sobre isso. Ausência de informações nos meios de comunicação também indica o quê mesmo? Sim, boato.

E, para fechar, quando fomos procurar sobre a origem do vídeo, conseguimos matar de vez a charada. As imagens não mostram Roseana Sarney e sua comitiva caindo de uma ponte na periferia de São Luís, porque na verdade isso aconteceu com uma prefeita e representantes da Câmara de Zamboanga, uma cidade nas Filipinas.

O grupo foi inspecionar um reassentamento local e quando passavam pela ponte, feita de madeira e palafitas, ela desmoronou fazendo com que todos caíssem na água do Rio Hondo. O incidente (que não deixou feridos. Apenas molhados) nem é tão recente assim, ocorreu em abril.

Por aqui, antes mesmo de inventarem que a cena mostrava Roseana Sarney e sua comitiva caindo no rio, o mesmo vídeo foi compartilhado dizendo que o desmoronamento da ponte tinha acontecido em Macapá. Ou seja, é um boato recorrente.

Ou seja, não resta a menor dúvida de que esta história de um vídeo que mostra a candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, caindo na água depois de uma ponte desabar é boato. A informação é falsa, pois o acidente mostrado nas imagens aconteceu nas Filipinas. Fiquem de olho, afinal se as notícias falsas não perdoam nem candidatos à presidência, quem dirá os candidatos ao governo dos estados.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164