Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Pacheco responde a 23 processos no STF e, por isso, protegeu Alexandre de Moraes #boato

Rodrigo Pacheco responde a 23 processos no STF e, por isso, protegeu Alexandre de Moraes #boato

Rodrigo Pacheco responde a 23 processos no STF e, por isso, protegeu Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O senador Rodrigo Pacheco arquivou o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes porque responde a 23 processos no STF e tem rabo preso com a corte.

Depois de arquivar o pedido de impeachment por parte do presidente Jair Bolsonaro contra o ministro do STF Alexandre de Moraes (um dos responsáveis pelo inquérito das fake news), o presidente do Senado Rodrigo Pacheco entrou na mira dos correligionários dos fãs do presidente. Muitos deles estão apontando para o “motivo do arquivamento”.

Mensagens apontam que o processo contra o ministro do STF “não andou” porque Rodrigo Pacheco estaria respondendo a 23 processos no STF. Ou seja: ele teria o “rabo preso” com a corte por ser réu em diversas ações no Supremo Tribunal Federal. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Rodrigo otavio soares Pacheco Com 23 processos no bendito STF, ai eu pergunto: esperar o que desse cara ? 23 processos No STF Esperar o que???? O cara ta devendo a mãe o pai, deve alma para o pessoal do STF

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Esse é o número de processos (23) que Rodrigo Pacheco, presidente do Senado responde perante o STF. Diante dessa enxurrada de processos vcs acham que ele vai dar prosseguimento ao impeatman de Alexandre de Morais, acordem!

Rodrigo Pacheco responde a 23 processos no STF e, por isso, protegeu Alexandre de Moraes?

Os textos em questão (um deles em formato de “meme”) geraram diversos compartilhamentos e comentários “calorosos” em redes sociais contra o presidente do Senado. O que nem todos que saíram xingando por aí sabem (ou sequer se preocuparam em saber) é que a informação é falsa.

Os textos e o “timing” das publicações já nos deixam um tanto quanto desconfiados da veracidade da informação. As mensagens têm características de fake news como serem vagas, alarmistas e terem erros de português. Além disso, não é incomum que pessoas que se coloquem contra Bolsonaro vire alvo de fake news de seus correligionários.

Ao contrário do que tantos outros boatos, em alguns casos, as publicações até citavam uma fonte confiável: o site do STF. E foi checando lá que descobrimos que o nome de Pacheco está em 23 processos, mas que ele não é réu em qualquer um deles.

Ao buscar pelo nome do senador no sistema do STF (é possível fazer neste link), descobrimos que, de fato, o nome dele consta em 23 processos (como é possível ver nesta página). Porém, ao buscar mais detalhes sobre os processos em si, descobrimos que Rodrigo Pacheco não responde a nenhum deles. O nome dele aparece como advogado nas ações judiciais.

Detalhe: todos os processos já tramitaram no STF, 22 das ações são antigas (têm mais de três anos, antes de ele se eleger como senador) e, na grande maioria, Rodrigo Pacheco não assinou como único advogado.

Vale apontar que o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes não foi aceito por simplesmente não carecer de justa causa que motive a abertura de inquérito. “Diante de todo o exposto nesta manifestação jurídica, recomenda-se a rejeição da denúncia de plano por manifesta ausência de tipicidade e de justa causa”, diz o relatório técnico que embasa a negativa de pedido.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Rodrigo Pacheco responde a 23 processos no STF. Os processos em questão já tramitaram no Supremo, o presidente do Senado não é réu nas ações e elas não têm nada a ver com o arquivamento do impeachment de Alexandre de Moraes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: