Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Maia posa para foto abraçado com presidente da China Xi Jinping #boato

Rodrigo Maia posa para foto abraçado com presidente da China Xi Jinping #boato

Rodrigo Maia posa para foto abraçado com presidente da China Xi Jinping, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em foto, Rodrigo Maia é flagrado encostando a cabeça no ombro do presidente da China Xi Jingping, que o abraça e sorri. 

Desde que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) desembarcou em terras tupiniquins, as teorias da conspiração começaram a ganhar força pelo país.

No início, as histórias versavam entre um possível golpe da China para comandar a economia mundial, que o vírus teria sido criado em laboratório e até que a China teria comprado a imprensa brasileira. Mas, hoje, as histórias se tornam mais preocupantes ainda, pois falam sobre manipulação nos dados de mortos pela Covid-19 (o que tem levado a ataques contra equipes de profissionais de saúde) e sobre um possível golpe do Congresso contra o presidente Jair Bolsonaro.

E é justamente esse último ponto que toca a nossa fake news de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, o presidente da Câmara Rodrigo Maia teria sido flagrado com o presidente da China Xi Jinping. Segundo a imagem que acompanha a postagem, Maia supostamente aparece com a cabeça encostada no ombro de Xi, que abraça sua cabeça. “Dê um título à foto,por favor! …porque,eu NÃO CONSIGO”, diz um dos comentários.

Rodrigo Maia posa para foto abraçado com presidente da China Xi Jinping?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A imagem fez sucesso nas redes sociais e logo virou motivo para bastante discussão nas redes sociais, especialmente para aqueles que acreditam em uma trama secreta do Congresso em relação à Covid-19. Mas será que essa história de que Rodrigo Maia teria aparecido em uma foto com o presidente da China Xi Jinping é real? Não é!

Vamos aos detalhes! Logo de cara, ficamos bastante desconfiados da publicação, pois ela apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago (não diz quando e nem onde a foto teria sido feita), alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, as histórias falsas sobre Maia e, principalmente, sobre a China tem rodado o Brasil. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que Maia, Toffoli e os governadores teria criado a quarentena para prejudicar o presidente Bolsonaro. Também a que indicava que Rodrigo Maia teria dito, no Twitter, desviar dinheiro do Fundão é prejudicial para a democracia e, por fim, a que apontava que a China teria comprado 30% de empresas do ocidente na operação Xeque-Mate.

Vale ressaltar que um abraço entre Maia e o presidente da China, em tempos normais, não teria o menor problema. Tratando-se da pandemia, um abraço seria totalmente não recomendado, pois vai contra as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a disseminação do novo coronavírus. Além disso, um abraço por parte de Xi Jinping seria um tanto quanto estranho, uma vez que o presidente chinês não possui intimidade com governantes brasileiros e veio poucas vezes ao Brasil.

Normalmente, Xi Jinping comparece aos encontros do BRICS e visitas oficiais e, nessas situações, o presidente da China mantém contato apenas com outros presidentes, como no caso do presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Logo, seria, no mínimo, muito estranho que Xi Jinping se reunisse com o presidente da Câmara Rodrigo Maia e esboçasse tanta afetividade.

Ao buscar por encontros entre Rodrigo Maia e o presidente da China, não encontramos nenhuma informação. Depois, bastou apenas buscar pela origem da foto para chegarmos à verdade.

A foto original, na verdade, mostra um abraço entre o ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e Rodrigo Maia. O registro aconteceu em setembro de 2017, logo após o deputado (então, presidente interino do Brasil) assinar o acordo de recuperação fiscal do Rio de Janeiro com a União. Ou seja, a foto não passou de uma montagem.

Em resumo: a história que diz que o presidente da Câmara Rodrigo Maia foi flagrado abraçando o presidente da China Xi Jinping é falsa! A imagem, na realidade, trata-se de uma montagem. Na foto original, é possível ver que Maia aparece abraçado com o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão. Na oportunidade, Maia assinou o acordo de recuperação fiscal do Rio com a União. Ou seja, pura balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2yOF9Hf