Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Maia participa de festa de aniversário de Luiz Fernando Pezão durante pandemia da Covid-19 #boato

Rodrigo Maia participa de festa de aniversário de Luiz Fernando Pezão durante pandemia da Covid-19 #boato

Rodrigo Maia participou de festa de aniversário de Luiz Fernando Pezão durante pandemia da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Rodrigo Maia participou da festa de aniversário de Luiz Fernando Pezão durante a pandemia de Covid-19. Uma foto mostra o presidente da Câmara sem máscara e em aglomeração na casa do ex-governador do RJ, que está em prisão domiciliar.

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, as operações da Polícia Federal para combater esquemas de corrupção no país não param. Mas, no que depender da internet, que deveria ser um espaço para que as pessoas participem mais ativamente de tudo o que está acontecendo neste sentido, o que não falta é assunto para ajudar na disseminação de notícias falsas sobre essas operações, principalmente quando os alvos são (ou não) “figurinhas” políticas conhecidas na mídia.

É o nosso caso de hoje. Uma publicação que começou a circular nas redes sociais dá conta de que Rodrigo Maia teria participado da festa de aniversário de Luiz Fernando Pezão durante a pandemia da Covid-19. A prova desse suposto encontro seria uma foto em que o presidente da Câmara aparece sem máscara e em aglomeração com outros convidados (também sem máscara), supostamente, na casa do ex-governador do Rio, que estaria cumprindo prisão domiciliar.

Só para você entender o contexto da situação, Pezão foi preso em uma operação deflagrada pela Polícia Federal em 2018, batizada de Boca de Lobo, pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Após passar um ano na cadeia, o ex-governador teve liberdade concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas, por ainda ser réu da Lava Jato, continua em cumprimento de medidas cautelares, tais como usar tornozeleira eletrônica, não ter contato com outros réus e não permanecer na rua no horário entre 20h e 6h.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ou seja, de acordo com a publicação, Rodrigo Maia seria amigo de Luiz Fernando Pezão e teria participado da comemoração no final de semana descumprindo a rotina determinada pela Justiça. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está compartilhando a suposta foto de Maia na tal festinha de Pezão e o texto da imagem:

Confira o desmentido em vídeo:

Texto da publicação: O que se pode esperar de um Presidente da Câmara (Rodrigo Maia) que vai à festinha de aniversário de um ex-governador-RJ (Pezão), condenado pela justiça, que está em PRISÃO DOMICILIAR? Eu respondo: pode-se esperar que ele atrapalhe um Governo que procura agir corretamente. Texto da imagem: Festinha desse Final de semana aniversário na casa do Pezão (em prisão domiciliar) com convidados ilustres. Olha o presidente da camar@ ai. Quadrilha unida.

Rodrigo Maia participou de festa de aniversário de Luiz Fernando Pezão durante pandemia da Covid-19?

A imagem viralizou rapidamente, principalmente no Facebook. No entanto, assim como em outros fakes, toda essa história em torno da origem da foto não procede.

Para começar, a mensagem da publicação que está a compartilhando carrega todas as características de fake news: é vaga (não fornece a data específica do suposto encontro), alarmista (tem o intuito de causar debates políticos entre os internautas), possui vários erros de português e não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar o que foi dito.

Em segundo lugar, não é de agora que surgem na internet boatos contra Rodrigo Maia. Aqui mesmo, no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como, por exemplo, aquele que dizia que o presidente da Câmara teria pedido a prisão de Bolsonaro após reunião com Alcolumbre e STF; outro que dizia que Maia teria posado para foto abraçado com presidente da China Xi Jinping; ou aquela história de que Rodrigo Maia teria falado, no Twitter, que desviar dinheiro do fundão eleitoral é prejudicial à democracia.

Assim como nestes casos, ao buscarmos por notícias recentes sobre Maia e Pezão, nada encontramos sobre o tal encontro de aniversário. Sobre o presidente da Câmara, as últimas notícias são somente sobre pedido dos parlamentares para que ele reinstale comissão que analisa a PEC da prisão em segunda instância e sobre a indefinição de sua reeleição na Casa. Já entre as últimas citações sobre Luiz Fernando Pezão estão matérias sobre a sua soltura e primeira entrevista do ex-governador a uma emissora de TV após deixar a cadeia, concedida à CNN agora em setembro. Ou seja, nada de menção ao suposto encontro com Maia ou qualquer outro parlamentar.

Além disso, descobrimos que Pezão tampouco faz aniversário em setembro, mas sim, em março. E, por fim, chegamos também à origem da foto. A imagem é de março de 2018, registro de um encontro em que presidente da Câmara, Rodrigo Maia, convidou o ex-prefeito Antônio Francisco Neto para ser candidato a vice de Cesar Maia, ex-prefeito do Rio, em uma eventual chapa para governador. O convite foi feito durante um almoço, que reuniu 13 prefeitos, três deputados federais, Maia e Luiz Fernando Pezão, então governador do estado à época.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Rodrigo Maia teria participado da festa de aniversário de Luiz Fernando Pezão durante a pandemia da Covid-19 não é verdadeira. A foto que está sendo compartilhada é antiga, de um encontro de parlamentares ocorrido em 2018, além do fato de que Pezão tampouco faz aniversário em setembro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK