Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Richard Dawkins diz que impeachment é “cobra salvando peixe” #boato

Richard Dawkins diz que impeachment é “cobra salvando peixe” #boato

Boato – Cientista britânico, Richard Dawkins, menciona Eduardo Cunha e Michel Temer  no Twitter e dá a entender que eles são cobras.

As pessoas estão atentas às telas do celular, computador e televisão acompanhando a votação do processo de impeachment no Senado. Ao que tudo indica, Dilma será mesmo afastada por 180 dias e hoje se inicia o governo de Michel Temer. Como era de se esperar, a novela política que se segue está sendo duramente debatida nas redes sociais. No Twitter já virou até hashtag.

Richard Dawkins:  Tweet de página paródia sobre o impechment, Temer e Cunha repercute no Brasil
Richard Dawkins: Tweet de ‘página paródia’ sobre o impeachment, Temer e Cunha repercute no Brasil

E por falar em Twitter, uma postagem ‘gringa’ nesta rede social e repercutida na página de Lindbergh Farias, senador do PT-RJ, está dando o que falar. O político divulgou em seu perfil no Facebook um suposto tweet feito pelo biólogo/escritor Richard Dawkins em que ele ironiza o impeachment de Dilma e dá a entender que Temer e Cunha são cobras. Com a foto do tweet, a seguinte legenda:

Do cientista britânico Richard Dawkins, da Universidade de Oxford:

“O impeachment no Brasil não é golpe, Michel Temer e Eduardo Cunha são pessoas honestas e esta cobra está SALVANDO o peixe”. Sem mais.

A polêmica postagem de Farias rendeu mais de 5 mil curtidas e quase 6 mil compartilhamentos. Nos comentários, algumas pessoas exaltam a ironia de Dawkins e outras criticam alegando que é falsa. Pois bem, é falsa mesmo.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Acontece que o senador Lindbergh Farias compartilhou o tweet da página paródia de Richard Dawkins. Uma página que assumidamente reconhece ser ‘da zoeira’. A postagem de fato brinca com a ideia de que Cunha e Temer são cobras criadas e ironiza que o impeachment não é golpe, mas não tem erro, não é o perfil original do cientista britânico (que por sinal é esse aqui).

O perfil paródia de Dawkins faz menções políticas e recentemente tem publicado muitos tweets a respeito da situação brasileira. No perfil verdadeiro do cientista, são discutidos majoritariamente assuntos relacionados à Ciência.

Resumindo o causo, não teve crítica a Cunha e Temer vinda de um estudioso importante da Inglaterra. Teve só muita gente (inclusive um senador) repercutindo o tweet de uma página de zoeira e pior, que assume isso em Caps Lock.

PS: Este artigo foi uma sugestão do leitor Alessandro Carvalho. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.