Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Renan Filho furou a quarentena para participar de festa de 1º de maio (Dia do Trabalho) #boato

Renan Filho furou a quarentena para participar de festa de 1º de maio (Dia do Trabalho) #boato

Renan Filho furou a quarentena para participar de festa de 1º de maio (Dia do Trabalho), diz boato (Foto: Reprodução/Instagram)

Boato – Renan Filho, governador de Alagoas, testa positivo para Covid-19, quebra quarentena e participa de festa de 1° de maio. 

A falta de adesão ao isolamento social tem levado muitos famosos e figuras públicas a serem ‘cancelados’ na internet. A lista que inclui nomes como o do presidente Jair Bolsonaro, Madonna e a influencer Gabriela Pugliesi. Hoje, ganha um novo personagem: Renan Filho.

De acordo com uma publicação que circula na internet, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), testou positivo e quebrou a quarentena ao participar da festa do Dia do Trabalhador, em Teotônio Vilela, Alagoas. A imagem, que viralizou nas redes sociais, aponta que o governador participou da festa no dia 1° de maio, cinco dias após o diagnóstico. Leia o que diz a mensagem:

Festa do Trabalhador 1° de Maio. Governador Renan Filho curado do corona vírus contraiu 25/04/2020 – curado 01/05/2020 Auditório da Secretaria de Educação em Teotônio Vilela. Curado em 5 dias. 

Renan Filho furou a quarentena para participar de festa de 1º de maio (Dia do Trabalho)?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A publicação causou polêmica e foi alvo de críticas nas redes sociais. Mas será mesmo que Renan Filho furou a quarentena para participar de festa de 1° de maio? A resposta é não. Entenda o porquê.

A história passaria despercebida se não fosse por dois detalhes: as características clássicas (texto vago, alarmista, sem fontes confiáveis e com erros de português) e o histórico de boatos sobre políticos que quebraram a quarentena. Por aqui, no Boatos.org, já surgiram histórias envolvendo o governador do Piauí, Wellington Dias, o governador de São Paulo, João Doria, e o governador do Ceará, Camilo Santana.

Bastou apenas uma googlada e descobrimos o mistério por trás da imagem. Na realidade, o registro não é de 2020. A foto é de um ano atrás, quando o governador inaugurou o 18° Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Alagoas, o ginásio “O Senadinho” e participou da entrega da nova sede da Secretaria de Educação e Cultura do município.

Pois bem, a imagem ganhou repercussão após o prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira, publicar como uma lembrança em seu perfil do Instagram. Inclusive, na legenda, o prefeito deixa claro que trata-se de um evento do ano passado. “Dia 1 de maio de 2019! Lembranças de um dia do trabalho festivo, de muitas inaugurações e festa para toda a população”, diz um trecho da mensagem.

Vale dizer que o governador que, de fato, no dia 25 de abril de 2020, anunciou que havia testado positivo para o Covid-19. Porém, depois do diagnóstico, Renan Filho iniciou a quarentena e só retornou às atividades no dia 7 de maio de 2020, quando recebeu alta médica. Também é importante citar que a própria assessoria do governo, por meio do projeto Alagoas Sem Fake, desmentiu a informação e afirmou que a história não passa de fake news.

Resumindo: Renan Filho não furou a quarentena para participar de festa de 1º de maio (Dia do Trabalho). A história não passa de muito alarmismo e falta de informação. Ou seja, tudo #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp