Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Renan Calheiros grava áudio em que diz que Mourão e STF armam golpe contra Bolsonaro #boato

Renan Calheiros grava áudio em que diz que Mourão e STF armam golpe contra Bolsonaro #boato

Renan Calheiros grava áudio em que diz que Mourão e STF armam golpe contra Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O senador Renan Calheiros gravou um áudio em que diz que o general Hamilton Mourão e o STF armam um golpe contra o presidente Jair Bolsonaro.

As manifestações de 7 de setembro já se encerraram e o próprio presidente Jair Bolsonaro teve que recuar em relação ao discurso belicoso que estava sendo adotado nos últimos dias. Mesmo assim, conteúdos de “antes de 7 de setembro” continuam circulando na internet como se fossem atuais. Um deles é atribuído ao senador Renan Calheiros.

No áudio de cerca de 10 minutos, Renan teria falado ao “Tonho” que o vice-presidente Hamilton Mourão estaria armando, junto com o STF, a queda de Bolsonaro. Ele também aponta que Bolsonaro não tem outra saída a não ser dar um golpe de estado nas manifestações de 7 de setembro (algo que não ocorreu) e que até a votação sobre o voto impresso em 2022 foi fraudada.

“Vaza áudio de Renan Calheiros após o 7 de setembro. Trama do Congresso e do STF. Ouça e compartilhe. O povo precisa ouvir. Áudio vazado do Renan Canalheiros depois do dia 7 de setembro”, diz uma das mensagens que circulam com o áudio. “Frequento de última hora áudio vazado do Renan Calheiros só pra quem se interessa em saber vdde que está acontecendo no país…”, aponta outra. Leia a transcrição automática do áudio:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O Tonho Bom dia querido eu concordo plenamente com você eu no domingo passado sábado domingo passado eu tive vários contatos com pessoas de Brasília tô preocupado quando eu vi a questão explícita do Mourão porque já tem 6 meses que Mourão não participa das reuniões do ministério porque a Abin entregou a bolsonaro informações que moram estava conspirando contra ele e Mourão tem se encontrado secretamente e estimulado o Supremo a tomar essas decisões.

E colocando para o Supremo de que as forças armadas não daria apoio a bolsonaro e os cara esticar a corda no Supremo a decisão de Barroso de encaminhar para o inquérito da fake News bolsonaro Ministro da Justiça e o diretor da Polícia Federal foi a gota d’água e Mourão foi encontrar com Barroso secretamente bolsonaro descobriu e eu próprio Mourão teve que vir a vir a público e confirmar.

A comemoração do da derrubada do projeto do voto auditável foi realizada no Fuego em Brasília com Arthur Lira os deputados do PT e o embaixador da China. O Pacheco já vem tramando contra bolsonaro a esses pedidos de impeachment de bolsonaro do Senado não vai ter de dobramento porque a maioria dos senadores tem rabo preso no Supremo Tribunal Federal olha o que ele tá falando ele tá dizendo

no domingo passado nas conversas que eu tive com alguns amigos de Brasília muito próximo do presidente muito bem informados ali no domingo passado o bolsonaro já tinha consciência tranquila já tinha decisão tomada e depois dos acontecimentos de Mourão acontecimento lá de do Arthur Lira de que ele não tem outra saída eu até escrevi a semana passada é como se jogasse o bolsonaro no quarto escuro com gato preto e desce um sinuca de bico nele

então aquilo toda ação tem uma reação ou você parte para o confronto porque não existe pacificação com inquérito da Fake News em curso e com os aliados do presidente sendo defenestrados a cada momento a cada semana tem mais aliados de bolsonaro abatidos vários é foi o Sérgio Reis a Bárbara no canal do YouTube Roberto Jefferson o Daniel Eustáquio e na eminência de lhe ver o próximo da fila o filho Carlos bolsonaro porque eles se preparavam para isso quando o bolsonaro percebeu que essa questão ia chegar dentro de casa ele decidiu por esse movimento de Sete de Setembro e para poder respaldar o perante a opinião pública mundial e perante não é a própria opinião pública do Brasil mas precisamente do Brasil porque ele vai dizer ah eu tentei eu tentei eu tentei e lamentavelmente essa turma da esquerda é a OAB e outras entidades EA própria grande mídia que sofre hoje com as restrições de recursos do Governo Federal Não volto atrás para poder opinar favor do estado de direito a turma tá aplaudindo quando sai uma uma nova investigação essa decisão de alcolumbre de não pautar mais a votação do indicado de bolsonaro para o Supremo a turma aplaude bom então hoje

A questão não é mais jurídica porque a questão jurídica foi esquecida para sempre a defesa do estado de direito da ordem democrática respeito da Democracia o estado de direito pressupõe que o império é a lei e isso não tá sendo mais obedecido

quando o Alexandre de Moraes parte nenhum inquérito da fake News nem o inquérito nascido dentro do Judiciário dentro do Supremo Tribunal Federal e ele o Alexandre Escolhido a Dedo para ser relator e ele passa a investigar passa denunciar passa julgar inclusive com contendas contra ele mesmo e ultrapassa o ministério público para apurar para investigar o presidente da república o diretor da polícia federal e o ministro da Justiça a ruptura tá feita a pintura está concretizada

não existe mais ordem jurídica princípio da ampla defesa do contraditório EA o estupro a constituição tá escancarado isso não tem mais então a questão agora é de sobrevivência e na vida e no poder funciona assim também na vida ou você vai para a luta ou você pisado você é na esfoliado você não tem saída não tem saída não é aquela história de você futucar o cão com vara curta porque chegou um ponto aí que o presidente Né tava tolerando e conversando e tentando pacificar foram os vários os momentos que ele tentou pacificar E lá naquela reunião de Vinte e Dois de Abril o com Moro uma reunião que era privada aí que não ia ser publicado aquilo aquele foi publicado numa defesa de Moro para acusar o presidente de que ele queria interferir na Polícia Federal aquela reunião que veio a público por decisão de Lewandowski depois aquela de Celso de Mello aquela reunião deixou claro Presidente queria não queria a ditadura no país Ele ficou claro uma reunião que era secreta reunião de ministério a união privada então amigo a corda esticou é impossível governar o país com esse congresso a maioria de rabo preso já tem denúncias inclusive de violação né de violação do painel vários deputados que usaram plenário para denunciar de que votaram a favor do voto eletrônico impresso e auditável e não foram computados.

E ou bolsonaro agora vai parte para reagir ou ele vai ter eleição fraudada ou ele vai ter não termina o governo Porque no momento ele tem a população e não pode perder a população o apoio Popular bolsonaro não foi impitimado porque tem apoio Popular dentro do congresso ele tem uma pequena base que não dá respaldo para o impeachment para o acabamento do impeachment a denúncia na câmara no senado ele deve até perder o Senado deve ter maioria para tirar mas no na Câmara não tem o número suficiente do voto qualificado né dokoro qualificado para tirar para aceitar a denúncia do impeachment e o Lira vai ficar barganhando de cá jogar lá ele quando trouxe o Ciro Nogueira para o gabinete civil ele sabia o que estava fazendo porque ele é do ramo ele veio de lá bolsonaro teve sete mandatos de Deputado Federal São 28 anos ali dentro agora uma coisa é fato bolsonaro é corajoso eu convivi com ele sei ele tem topete ele tem não é assim esse espírito de enfrentar e afrontar o que ele acredita ele sai de baixo ele sai do Poder morto mas ele não não né morre sem atirar sem partir para cima sem reagir eu conheço bem isso aí E é claro que dentro das forças armadas tem um grupo que foi o grupo promovido pelos governos do PT de 16 anos que também tem a é por isso que ele mudou o ministro da defesa e todo o comando das Forças Armadas exército Marinha e aeronáutica porque ele tinha as informações de que o Azevedo conversava com tófoli e passava as informações das forças armadas para tófoli para os outros ministros do Supremo

então amigo a gente chegou assim num precipício né num precipício grande que precisa assim muita quilibrio muita maturidade nesse momento delicado mas a verdade é que não restou para bolsonaro outra saída a não ser reagir né para poder se manter no poder ficou difícil a corda esticou demais e agora vamos ver como vai ser esse desdobramento concreto é porque esse movimento de Sete de Setembro é fundamental para poder agender vislumbrar para onde nós vamos caminhar para onde vai caminhar o país obrigado desculpa aí Toinho que ficou muito longo.

Renan Calheiros grava áudio em que diz que Mourão e STF armam golpe contra Bolsonaro?

Desde antes do 7 de setembro, o áudio tomava conta da internet. E, mesmo depois de todos os desdobramentos dos protestos, ele continuou viralizando. Só que ele é repleto de informações erradas e também não é de autoria do senador Renan Calheiros.

Só as características dele e o histórico recente desse tipo de balela nos deixam muito desconfiados da veracidade da história. Assim como grande parte das fake news, o áudio e as mensagens que o acompanham são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, áudios atribuídos falsamente a figuras influentes têm sido comuns na internet. Já desmentimos boatos do tipo atribuídos a juristas, membros das Forças Armadas e até ministros de Estado. E assim como nestes casos, a autoria está sendo falsamente atribuído a Renan Calheiros.

O próprio conteúdo já começa a entregar a farsa. Além de conter a velha ladainha bolsonarista “pré-7 de setembro” (é possível que o discurso mude um pouco nos próximos dias), ele tem diversas informações falsas. Só para citar alguns exemplos já desmentidos aqui: 1) Que as urnas são fraudadas nas eleições. 2) Que a votação sobre o voto impresso foi fraudada na Câmara. 3) Que Bolsonaro tinha condições de dar um golpe de estado.

Além disso, o áudio “joga no ar” um monte de acusações sem qualquer prova (lembrando que o ônus da prova é de quem acusa). Um delas é que Mourão e o STF estão conspirando contra Bolsonaro. Outra é que o Senado e a Câmara também estão armando para o presidente. E aí está: quem acompanha as ações de Renan Calheiros (principalmente na CPI da Pandemia) sabe que o tom destoa totalmente do adotado pelo senador.

Renan nunca diria que “a saída de Bolsonaro” é aplicar um golpe para que não sofra impeachment. Ele, inclusive deve apresentar um relatório com a imputação de crime de responsabilidade ao presidente (que poderia resultar em um pedido de impeachment). Além disso, o próprio tom de voz do sujeito e o sotaque não são iguais ao de Renan. É possível ver algumas diferenças. Com isso, já dá para cravar que o áudio não é dele.

Resumindo: é falso que Renan Calheiros disse que Hamilton Mourão estaria tramando com o STF contra Bolsonaro. Além de o teor do arquivo conter diversas informações falsas e/ou não comprovadas, a autoria não é do senador (que é claramente de oposição, ao contrário do tom da mensagem, favorável ao atual governo federal).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: