Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Record vai derrubar máscara da Globo em matéria sobre Bolsonaro hoje #boato

Record vai derrubar máscara da Globo em matéria sobre Bolsonaro hoje #boato

Record vai derrubar máscara da Globo em matéria sobre Bolsonaro hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Record vai mostrar hoje, às 21h45, uma matéria sobre a trama da Globo para envolver o nome do presidente Jair Bolsonaro na morte de Marielle Franco.

Sempre que desmentimos boatos que circulam por aí, apontamos que uma das principais características de textos que circulam online é o caráter vago. Quando falamos de “datas vagas” (hoje, ontem, amanhã etc.), há um efeito muito conhecido: um alerta que valeu (mesmo que parcialmente) por um dia passar a ser compartilhado eternamente.

É o caso da história que vamos tratar neste texto. Há tempos, um texto que aponta que “hoje a Record vai derrubar a máscara da Globolixo” tem circulado na internet apontando que a emissora de Edir Macedo fará uma reportagem sobre a Globo, Bolsonaro e a tentativa de incriminar o presidente no caso Marielle Franco. Leia a mensagem que circula online:

HOJE A RECORD DERRUBA A MÁSCARA DA GLOBOLIXO. VAMOS ASSISTIR!!! A Record já esta com matéria pronta para desmentir o ataque o #JN, #Globo, #Willian Bonner fizeram contra o Presidente #Bolsonaro O Jornal da Record exibirá a reportagem completa, demonstrando a sórdida trama da #podreRedeGlobo para envolver Bolsonaro no assassinato de Marielle. Vamos fazer a Record bater recorde de audiência. #recordbaterecordeaudienciahoje *HORA: 21:45* REPASSEM!!!

Record vai derrubar máscara da Globo em matéria sobre Bolsonaro hoje?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Hoje, ontem, anteontem, semana passada. Já faz tanto tempo que temos visto essa mesma mensagem que tivemos que vir aqui escrever um texto apontando que o alerta em questão, além de se tratar de algo extremamente enviesado, é mais do que desatualizado.

O texto e o histórico desse tipo de boato do naipe “hoje algo vai ocorrer na TV” já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. O texto é vago (sequer dá detalhes da data), alarmista, com erros de português, pede compartilhamento e não cita nenhuma fonte confiável que corrobore com a história.

Não bastasse isso, não é de agora que este tipo de “chamada” faz sucesso no mundo das fake news. Só para citar alguns exemplos: um texto sobre uma entrevista de Bolsonaro ao Ratinho “hoje”, um texto sobre uma entrevista de Bolsonaro à Record “hoje” e um anúncio sobre um pronunciamento do vice-presidente “hoje”.

Em todos os casos, se trataram de eventos que ocorreram em algum momento e houve ampla divulgação em redes sociais. Porém, o que ocorreu é que os programas em questão passaram e a mensagem continuou sendo compartilhada e chamando para algo que não passará na TV. É justamente o caso da história de hoje.

Na realidade, a mensagem se espalhou no final de outubro de 2019. No dia 29, a Globo divulgou uma matéria sobre o depoimento de um porteiro do prédio de Bolsonaro que apontaria que um dos assassinos de Marielle Franco entrou, no dia do crime, no condomínio do presidente após ser autorizado, via interfone, por alguém da casa de Bolsonaro.

A matéria causou indignação entre pessoas mais próximas ao próprio presidente e, no dia seguinte, Bolsonaro deu uma entrevista à Record se esquivando da acusação de que teria algo a ver com a morte de Marielle (algo que, de fato, nunca foi comprovado pela Justiça e investigações). Foi aí que a campanha massiva em relação ao evento do dia se espalhou.

As matérias passaram, o próprio porteiro do prédio de Bolsonaro mudou o depoimento e, no final, a história ficou com o “dito pelo não dito”, a Globo não “perdeu a máscara” (seja lá o que isso signifique) e quase não se falou mais no assunto (exceto pelo texto que insiste em circular).

Só por desencargo, fomos buscar por alguma matéria dos últimos dias que denotaria uma grande revelação da Record em relação à Globo. Como era de se imaginar, nada encontramos. Ou seja: o texto que tá circulando é, além de enviesado, velho.

Resumindo: não é verdade que a Record vai “derruba a máscara” da Globo hoje. O texto que está circulando é antigo e relativo a um assunto que, no final, não “derruba a máscara” de ninguém (nem de Bolsonaro nem da emissora).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: