Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Raúl Castro, ex-presidente de Cuba, fugiu para a Venezuela #boato

Raúl Castro, ex-presidente de Cuba, fugiu para a Venezuela #boato

Raúl Castro, ex-presidente de Cuba, fugiu para a Venezuela, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após protestos em Cuba, o ex-presidente Raúl Castro (irmão de Fidel) fugiu para a Venezuela no domingo, 11 de julho de 2021.

A situação em Cuba tem chamado atenção em diversos locais do mundo. Em meio a denúncias de cortes de energia, internet e colapso causado pela Covid-19, o país está enfrentando os maiores protestos populares dos últimos 30 anos e uma “notícia” sobre o ex-presidente Raúl Castro (irmão de Fidel Castro) começou a circular na internet aqui no Brasil.

Junto com uma imagem de Raúl Castro desembarcando de um avião, um texto apontava que ele havia deixado Cuba e fugido para Venezuela por causa dos protestos contra o regime comunista do país. Leia uma das mensagens que circulam online:

BREAKING – Cuba: O ex-presidente Raúl Castro foge para a Venezuela, chegou a Caracas por volta das 23h37 de hoje, domingo, 11 de julho de 2021, quando protestos antigovernamentais massivos eclodiram contra o regime socialista.

Raúl Castro, ex-presidente de Cuba, fugiu para a Venezuela?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A história não demorou para se espalhar com tudo em redes sociais (principalmente entre quem não nutre muita simpatia ao regime de Cuba). Só há um “detalhezinho”: não é verdade que Raúl Castro fugiu para Venezuela.

A mensagem já nos deixou muito desconfiados da veracidade. Além de ter características de fake news (como ser alarmista e não citar nenhuma fonte confiável que confirme a informação), o texto tem, por assim dizer, algumas contradições.

A primeira delas está na contradição entre o horário da “chegada” de Raúl Castro e a foto. A imagem mostra ele chegando de um voo durante o dia. Já a mensagem fala que ele chegou às 23h37 na Venezuela. Contraditório, não? Além disso, a mensagem fala que a “fuga” ocorreu domingo, 11 de julho. No momento, estamos no dia 13 de julho e sabe quantas notícias sobre isso surgiram em fontes confiáveis? Zero.

Vale apontar que as notícias mais recentes apontam para reuniões de emergência de Raúl Castro com outros membros do Partido Comunista para avaliar a situação dos protestos em massa no país. Reunião, por sinal, que ocorreu em Havana e que prova que ele não saiu do país.

Por fim, a imagem dele no avião. Sequer se trata de uma foto recente. Na realidade, a imagem é de uma visita que ele fez em 2015 à Costa Rica. Por sinal, o avião em questão é venezuelano. Mas não tem nada a ver com “fuga de Raúl”.

Resumindo: a história que aponta que Raúl Castro fugiu de Cuba e foi para Venezuela é falsa. Trata-se de uma notícia tirada “do nada” e desmentida pelas próprias contradições dela somadas a notícias reais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: