Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Putin agradece Bolsonaro por ter evitado a guerra entre Rússia e Ucrânia, mostra vídeo #boato

Putin agradece Bolsonaro por ter evitado a guerra entre Rússia e Ucrânia, mostra vídeo #boato

Putin agradeceu Bolsonaro por ter evitado a guerra entre Rússia e Ucrânia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, revelou que Bolsonaro o aconselhou e não realizar ataques contra a Ucrânia. Putin agradeceu Bolsonaro por evitar a guerra.

O tema Rússia, Ucrânia e Bolsonaro está rendendo desinformação na internet. Depois da criação da falsa tese que aponta que foi o presidente brasileiro que evitou os conflitos entre Rússia e Ucrânia e de publicações falsamente atribuídas à CNN e Time, agora surge um suposto discurso de Putin.

Acompanhado de descrições como “Putin agradece Bolsonaro: #BolsonaroEvitouAGuerra”, “Putin agradece Jair”, “Ufa! Bom dia cidadãos do mundo!” e “Vladmir Putin agradece o presidente Jair Bolsonaro, para os fãs, Bonossauro”, o vídeo tem legendas que apontam que Putin agradeceu Bolsonaro por ter evitado os conflitos entre Rússia e Ucrânia. Assista ao vídeo e leia a legenda que circula por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Bom dia cidadãos do mundo. Hoje estava prestes a atacar a Ucrânia quando conversei com o presidente Jair ainda em voo. Ele veio de um lugar tão longe. Ele disse: Ô Vladi, o mundo é nossa casa, Deus está acima de todos. Isso tocou minha alma. Portando agora decidi retirar minhas tropas da fronteira. E parar essa guerra. Agradeço de coração Presidente brasileiro.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Putin agradeceu Bolsonaro por ter evitado a guerra entre Rússia e Ucrânia?

Não demorou para o vídeo se espalhar em redes sociais e, principalmente, em grupos do WhatsApp. Só que, assim como quase tudo que está relacionando Bolsonaro ao anúncio de recuo da Rússia na Ucrânia, a informação não procede.

As mensagens que acompanham o vídeo e a lógica já começam a entregar a farsa. Além de o texto que acompanha o vídeo ter o caráter vago, alarmista e erros de português, não é do feitio de Vladimir Putin agradecer as pessoas em público.

Além disso, já foi dito que essa correlação entre Bolsonaro e a questão da Rússia/Ucrânia não faz sentido. Além de a decisão de Putin de recuar ter ocorrido antes da visita de Bolsonaro ao país, o Brasil tem se mantido neutro (ao contrário de outras nações) em relação ao tema.

Ao procurar pelo tal agradecimento, não achamos nada em fontes confiáveis. Ao contrário, encontramos o vídeo apenas em perfis enviesados e que, volta e meia, espalham fake news. Nos restou analisar o vídeo.

Ao transcrever a fala automaticamente no Google Translate, chegamos ao seguinte conteúdo: “queridas mulheres da Rússia, do fundo do meu coração, parabenizo-as pelo Dia Internacional da Mulher neste feriado Celebramos no início da primavera, o clima em nosso grande país hoje é muito diferente, mas o clima ensolarado da primavera reina em todos os lugares, é criado por sorrisos e flores sentimentos sinceros tudo isso é para vocês queridas mulheres”.

Claramente, se trata de uma mensagem em homenagem às mulheres no Dia Internacional da Mulher. Ao buscarmos pelo conteúdo transcrito em russo, chegamos ao vídeo. Ele foi publicado no perfil do YouTube do site russo RT no Dia Internacional da Mulher em 2019. Você pode conferir o vídeo abaixo:

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Vladimir Putin agradeceu Bolsonaro por ter evitado o conflito entre Rússia e Ucrânia. O vídeo que está circulando na internet é uma mensagem para o Dia Internacional da Mulher de 2019 que teve legendas inseridas de forma errada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso