Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT está em segundo lugar no ranking das maiores organizações criminosas da história #boato

PT está em segundo lugar no ranking das maiores organizações criminosas da história #boato

PT está em segundo lugar no ranking das maiores organizações criminosas da história, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ranking das 10 maiores organizações criminosas da história coloca o Partido dos Trabalhadores (PT) em segundo lugar. Está atrás apenas da máfia russa.

Com as eleições chegando, o que não tem faltado na internet são “reciclagens de fake news”. A última que voltou a circular aponta que um ranking internacional coloca o Brasil em “segundo lugar”. Se você está pensando que estamos falando dos mortos da Covid-19, está enganado. A lista mostraria o PT como a segunda maior organização criminosa do mundo.

De acordo com a mensagem, uma tal de IBC teria criado um ranking das 10 maiores organizações criminosas do mundo e o Partido dos Trabalhadores estaria atrás apenas da máfia russa. A informação surgiu em um gráfico em inglês acompanhando de mensagens nada afetivas ao partido em questão. Leia:

Confira o desmentido em vídeo:

Mensagem: Parabéns PT!!! Estrelando em segundo lugar no ranking das maiores organizações criminosas da História (perdendo só para máfica russa)! Rombo de 42 bilhões aos cofres púnblicos! E tem gente que ainda brada que golpe!! #RestaUm #LulaLa

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Texto na imagem: 10 LARGEST CRIMINAL ORGANIZATIONS IN HISTORY 1 SOLNTSEVSKAYA BRATVA RUSSIAN MAFIA 2 WORKERS PARTY PT BRAZILIAN LEFT POLITICAL ORGANIZATION 3 YAMAGUCHI GUMI YAKUZA JAPANESE MAFIA 4 CAMORRA ITALIAN MAFIA 5 NDRANGHETA ITALIAN MAFIA 6 SINALOA CARTEL MEXICAN MAFIA 7 LOS ZETAS MEXICAN MAFIA 8 MEDELLIN CARTEL COLOMBIAN MAFIA 9 THOMPSON GANG SCOTTISH MAFIA 10 ARYAN BROTHERHOOD AMERICAN GANG SOURCE BCI RANKED BY AMOUNT OF MONEY MOVEMENT FROM CRIMINAL ORIGIN

Tradução automática da imagem: 10 MAIORES ORGANIZAÇÕES CRIMINAIS DA HISTÓRIA 1 SOLNTSEVSKAYA BRATVA RUSSA MÁFIA 2 PARTIDO DOS TRABALHADORES PT BRASILIANA ESQUERDA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA 3 YAMAGUCHI GUMI YAKUZA JAPONESA MAFTELIA 4 CAMORRA COLÔNIA MAFIA ITALIANA 5 NDRANGHETA MÁFIA ITALIANA 6 SINALOA CARTEL MÁFIA MEXICANA 7 LOS ZETAS MÁFIA MEXICANA 8 MEDELLIN CARTEL MÁFIA COLOMBIANA 9 THOMPSON GANG SCOTTISH MAFIA 10 ARYAN BROTHERHOOD AMERICAN GANG FONTE: IBC CLASSIFICADO PELA QUANTIA DE MOVIMENTO DE DINHEIRO DE ORIGEM CRIMINAL

PT está em segundo lugar no ranking das maiores organizações criminosas da história?

Como vocês viram, a imagem (acompanhada ou não de comentários) fez sucesso nas redes sociais. Só que, para tristeza de alguns antipetistas, a informação que circula online é falsa. Em 2019, o Boatos.org desmentiu a mesma informação. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi dito:

Primeiro, os perfis que têm compartilhado essa história, como comentamos inicialmente, ocupam essas bolhas políticas nas redes sociais onde “um lado odeia o outro”. Logo, são perfis muito mais propensos ao compartilhamento de boatos. Depois, as mensagens acompanhando a suposta foto do ranking também coleciona característica de balela: é completamente vaga, tem erros de ortografia e não indicam fonte (só mencionam, mas não há um link que possa nos levar à conferência da notícia).

Depois, partimos para tentar descobrir se a suposta fonte que aparece na imagem, “IBC.i” existe. E não, não encontramos nas buscas nenhum site ou portal acessível e confiável com esse nome.

Quando então fomos procurar sobre as maiores organizações criminosas do mundo, encontramos matérias, como esta da Fortune, listando justamente as maiores de acordo com seu lucro. Em primeiro lugar, aparece a Bratva (máfia russa), seguida da Yamagushi Gumi (também conhecida como Yakuza), seguida de máfias italianas e do cartel de Sinaloa. E o PT? Nada sobre o partido é mencionado nessa e em outras listas.

Por fim, vale pensar com um pouquinho de lógica. Um partido da envergadura do PT e tão exposto como é, não ficaria “fora do radar” de investigações de órgãos como CIA, FBI e Interpol se fosse uma organização criminosa de alcance mundial. Além do que, não continuaria existindo normalmente no Brasil.

É importante citar que, entre 2019 e 2020, o PT continuou sendo não citado em qualquer ranking que fale sobre organizações criminosas no mundo. Ou seja: era fake e continua sendo fake a tal listagem.

Resumindo: a história que aponta que o PT está em segundo lugar em um ranking das maiores organizações criminosas do mundo é falsa. Não passa de mais um boato político que, por algum motivo (que sabemos bem), voltou a circular no final de 2020.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Assista também: 5 tipos de fake news que sempre circulam nas eleições

Marcações: