Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT prepara festa em Curitiba para comemorar soltura de Lula pelo STF #boato

PT prepara festa em Curitiba para comemorar soltura de Lula pelo STF #boato

PT prepara festa em Curitiba para comemorar soltura de Lula pelo STF, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra multidão se preparando em Curitiba para a soltura do presidente Lula pelo STF no final do mês. Festa terá 1 milhão de pessoas, presidentes da América Latina e transmissão da Globo.

Passado um ano das últimas eleições presidenciais, o clima político continua acirrado no Brasil. A prova disso está na quantidade de notícias falsas relacionadas ao tema que circulam na internet. Nesse emaranhado de fake news, qualquer coisa pode virar estopim. No caso de hoje, foi um vídeo.

É por causa de uma filmagem, de uma mulher de Curitiba criticando a junção de militantes pró-Lula próximos à sede da Polícia Federal da capital do Paraná, que começou a surgir uma mensagem que apontava que “Eduardo Bolsonaro estava certo” (fazendo uma referência a uma fala sobre um “novo AI-5” feita pelo deputado).

De acordo com o texto, a multidão estava se preparando (com muito otimismo) para um “evento no fim do mês”: a soltura de Lula pelo STF. A mensagem diz que festa terá 1 milhão de pessoas, representantes oficiais da América Latina, África, estados do Nordeste, queima de fogos e transmissão da Globo como um “evento de Estado”. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Está sendo preparada uma festa em Curitiba, sem precedentes para o final do mês, quando o STF vota as solturas dos condenados em segunda instância. Imediatamente após a votação, haverá o encaminhamento do pedido de liberdade imediata do Sr. Lula, onde está sendo organizada uma marcha de 1 milhão de pessoas,

COM REPRESENTANTES OFICIAIS DOS GOVERNOS DA AMÉRICA LATINA E CENTRAL, + DELEGAÇÕES DO CONTINENTE AFRICANO ! A mobilização será maior se comparada aquela vista quando houve libertação de Mandela ! Mais de 500 ônibus já foram alugados nos quatro cantos do País, 20 helicópteros e aviões já estão preparados para tal evento.

O Nordeste em peso, através de seus governadores, está preparado . A queima de fogos em Curitiba e Brasília será maior que o réveillon do Rio. A Globo está preparando a cobertura como um evento de Estado ! Segundo lideranças do PSOL, PT , PSTU, a liberdade de Lula é a sinalização para se iniciar os movimentos de quebra-quebra similares ao Chile , Equador e Venezuela ! O silêncio estava muito grande ! As afirmações de Eduardo Bolsonaro tinham fundamentos ou não ?

PT está preparando festa em Curitiba para comemorar soltura de Lula pelo STF?

A mensagem que circula online incita, no mínimo, três coisas: 1) Que o PT já dá a soltura de Lula como certa e “antecipa” uma decisão do STF. 2) Que a “esquerda” quer enfraquecer Bolsonaro e tem muito dinheiro para isso. 3) Que haverá novas manifestações e os militares terão que intervir no Brasil. Se você pensou tudo isso, esquece porque a mensagem que circula online é falsa.

De cara, a mensagem já nos deixou um tanto quanto desconfiados de sua veracidade. Além de ter algumas das principais características de boatos (ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis), o texto fala de uma fake news já batida: de que está “tudo certo” para a soltura de Lula. Desmentimos essa balela aqui, aqui e aqui.

A tese de “1 milhão” se preparando e cobertura da Globo é tão inverossímil que, se fosse real, viraria notícia. Só que, ao buscar pela tal “notícia” em relação à “festa da soltura de Lula”, nada encontramos.

Para “ajudar”, o vídeo que está circulando junto com a mensagem nada tem a ver com “preparação para a soltura de Lula pelo STF”. O vídeo foi feito em Curitiba antes do chamado “Lula day”, uma comemoração ao aniversário do ex-presidente, em outubro de 2019. Importante citar duas coisas: 1) O número de pessoas não chegou nem perto de 1 milhão. 2) O vídeo (assim como outras fake news) circularam na internet com outros títulos antes de virar o fake analisado aqui.

Para terminar, entramos em contato com a assessoria de imprensa do PT para saber se havia qualquer tipo de comemoração prevista para o fim do mês. Foi nos respondido que o texto é “falso do início ao fim”. Leia trechos da nota:

O PT não convocou nem poderia estar organizando manifestações em torno de decisões que estão sob análise do Supremo Tribunal Federal. Trata-se de evidente incitação aos bolsões mais violentos da extrema-direita e de mais uma pressão indevida — até por ser mentirosa — sobre os ministros da corte. Na vigência plena da democracia, os responsáveis pela divulgação desse tipo de mentiras seriam denunciados, julgados e submetidos à lei

Resumindo: a história que aponta que o PT está organizando uma grande festa, com um milhão de pessoas, para a soltura do ex-presidente Lula por parte do STF é falsa. O vídeo nada tem a ver com o que é escrito e a informação foi negada pelo próprio partido.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2r1oZdp