Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT entra na Justiça para impedir que Bolsonaro acabe com seca no Nordeste #boato

PT entra na Justiça para impedir que Bolsonaro acabe com seca no Nordeste #boato

Boato – PT pede liminar que barra projeto de Bolsonaro para acabar com seca no Nordeste; Gleisi diz que “seca no Nordeste é cultural”.

A cooperação tecnológica com Israel para dessalinizar a água é uma das promessas do presidente Jair Bolsonaro para o Nordeste. Enquanto o governo começa a preparar as primeiras ações do plano para a região, os boatos sobre o assunto começam a circular na internet. Um deles aponta que o PT entrou na Justiça para impedir que Bolsonaro acabe com seca no Nordeste.

De acordo com o print da suposta notícia, o partido teria alegado que a seca é patrimônio histórico da região. Circula ainda um suposto tuíte atribuído à “Mônica Bengamo” da Folha de S. Paulo, onde a jornalista conta que Gleisi Hoffmann teria dito que a seca é patrimônio do Nordeste e que deve ser preservada. Leia o que dizem as publicações:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: O PT entrou com uma liminar pedindo a anulação do projeto de Bolsonaro com Israel para acabar com a seca no Nordeste. “A seca no Nordeste é cultural, quase um patrimônio, e não deve ser destruída”, disse Crazzy Hoffmann, presidenta do Partido.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: Isso é o fim do mundo. Seca agora virou patrimônio histórico do Nordeste. Quero só ver que juiz vai aprovar isso. Pensei que eles eram só idiotas, são doidos tbem. PT entrará na Justiça para impedir que Bolsonaro combata seca no Nordeste Advogado do partido dos trabalhadores alega que seca é patrimônio da região e deve ser preservada.  

PT entrou na Justiça para impedir que Bolsonaro acabe com seca no Nordeste?

Não demorou muito para a informação viralizar na internet. Mas será mesmo que o PT entrou na Justiça para impedir que Bolsonaro acabe com seca no Nordeste? A resposta é não. Entenda os porquês.

De cara, já desconfiamos da história. O motivo é simples. A mensagem carrega as principais características de boatos online: alarmista, não possui fontes confiáveis e possui erros de português. Não por acaso, ao buscar mais informações sobre o pedido e as declarações da presidente do partido, não encontramos nada sobre o assunto.

Além disso, o tuíte da “Mônica Bengamo” claramente é falso (só não vê quem é muito distraído). isso porque o sobrenome da jornalista é Bergamo e não Bengamo. O próprio perfil denuncia a farsa: “moniquinha da foia// perfil sátira// fã clube”.

Por fim, a repercussão foi tanta que a própria Gleisi Hoffmann desmentiu a informação. Em nota, a presidente do PT informou que a informação é “totalmente fake” e que nunca disse isso para a jornalista ou qualquer outra pessoa. Confira no trecho:

“Isso é mentira, totalmente fake, não caiam nessa. Nunca falei isso pra Mônica Bergamo ou para qualquer outra pessoa. Essa turma do novo governo faz isso pra destruir o PT e seus militantes. Acabar com a seca no Nordeste sempre foi nosso objetivo, do PT e do Lula. Fomos nós que implantamos as cisternas e iniciamos a transposição do São Francisco”

Resumindo: A notícia de que o PT entrou na Justiça para impedir que Bolsonaro acabe com seca no Nordeste é falsa. A história é fruto de uma página de fake news e já foi desmentida pela própria presidente do partido. Ou seja, é boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Assista também: 7 fake news sobre sabotagens contra Bolsonaro