Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT acaba de criar uma igreja evangélica com Gleisi de pastora #boato

PT acaba de criar uma igreja evangélica com Gleisi de pastora #boato

Boato – PT cria igreja evangélica no Brasil para enganar brasileiros e vídeo mostra pastora Gleisi Hoffmann pregando no local.

Os evangélicos representa um grande grupo dentro os brasileiros. Segundo pesquisas recentes do Instituto Datafolha, três em cada 10 brasileiros (29% da população), acima de 16 anos, são evangélicos.

Com isso, o número de igrejas evangélicas também cresce e ganha cada vez mais adeptos. Os locais de culto são de diversas ramificações, como o protestantismo e as pentecostais, para atender todos os públicos.

E, segundo um vídeo que está circulando nas redes sociais, até o Partidos dos Trabalhadores (PT) resolveu entrar no ramo da religião. De acordo com a história, o PT teria criado uma igreja evangélica no Brasil, para enganar os brasileiros, e a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, seria a pastora. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Quando achamos que o PT já fez tudo que tinha de fazer, aí é que agente se engana, é inacreditável, Mas é verdade. O PT acaba de criar uma igreja evangélica para enganar a todos”. Versão 2: “PT chegou ao cúmulo do absurdo, criou igreja para enganar os cristãos do Brasil,pois sabe que são a maioria do povo brasileiro”.

PT acabou de criar uma igreja evangélica com Gleisi de pastora?

A informação deixou várias pessoas revoltadas e gerou diversos comentários negativos na rede. Segundo as publicações, o vídeo seria a prova da construção da suposta igreja. Mas será que essa história de igreja evangélica, PT e Gleisi Hoffmann como pastora é real? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, as publicações apresentam as principais características de fake news na internet: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Mais do que isso, vale ressaltar que vídeos fora de contexto usados em boatos online têm se tornado uma verdadeira constante nos últimos meses, principalmente aqueles relacionados à política. A equipe do Boatos.org já desmentiu alguns deles, como o caso do vídeo que mostraria as vítimas do ciclone em Moçambique. Também o vídeo que mostraria que o repórter Joslei Cardinot morreu. E, por fim, o momento da queda do Boeing 737, na Etiópia.

Resolvemos buscar por mais informações sobre a criação de um a igreja por parte do PT e não encontramos nada. É importante destacar que a abertura de uma igreja não é tão simples assim. Para isso, é necessário CNPJ, um nome fantasia, ata, estatuto, dentre outras exigências. Ou seja, se a história fosse realmente verdadeira, com certeza, encontraríamos esses detalhes na internet.

Para além disso, também não faz muito sentido um partido político (que não se posicionou religiosamente) abrisse uma igreja. Uma ação dessas poderia afastar pessoas de outras igrejas e dificultar a inserção desses religiosos no partido.

Ao buscar pelo vídeo, descobrimos que, na verdade, a suposta pregação era, na realidade, um encontro entre o PT e evangélicos que apoiam o partido. O encontro ocorreu nos dias 5 e 6 de abril de 2019, em São Paulo, e contou com a presença de Gleisi Hoffmann, Benedita da Silva e outros políticos e entidades. Por fim, vale destacar que o próprio presidente Jair Bolsonaro também participou, recentemente, de um encontro com evangélicos. E isso não significa que ele criou uma igreja.

Em resumo: a história que diz que o PT criou uma igreja evangélica e Gleisi Hoffmann seria a pastora é falsa! Não existem registros da criação de nenhuma igreja por parte do PT. Aleḿ disso, descobrimos que o vídeo foi tirado de contexto. As imagens mostram um encontro entre representantes do PT e evangélicos que apoiam o partido. E, bem, isso não significa que o partido tenha aberto uma igreja (o que não é um processo simples). Ou seja, a informação é apenas boato. Então, não repasse.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.