Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT entrará na Justiça para impedir que Bolsonaro combata seca no Nordeste #boato

PT entrará na Justiça para impedir que Bolsonaro combata seca no Nordeste #boato

PT entra na Justiça para evitar que Bolsonaro acabe com a seca no Nordeste, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Por considerar a seca como um patrimônio histórico, o PT entrou na Justiça para impedir que Bolsonaro combata falta de água no Nordeste.

Entra ano, sai ano, algumas notícias falsas só precisam de um “estalo” para voltarem a circular na internet. É o caso de história de hoje, que se baseia em um print e apresentaria um pedido do PT para “evitar uma medida de Bolsonaro”.

A mensagem aponta que o partido entrou na Justiça para evitar que o presidente Jair Bolsonaro combata a seca no Nordeste. A mensagem aponta ainda para uma suposta declaração da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, de que a seca não poderia acabar porque seria um patrimônio cultural do Nordeste. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

Isso é o fim do mundo. Seca agora virou patrimônio histórico do Nordeste. Quero só ver que juiz vai aprovar isso. Pensei que eles eram só idiotas, são doidos tbem. PT entrará na Justiça para impedir que Bolsonaro combata seca no Nordeste Advogado do partido dos trabalhadores alega que seca é patrimônio da região e deve ser preservada.

PT entrará na Justiça para impedir que Bolsonaro combata seca no Nordeste?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Em 2021, a mensagem voltou a circular com toda força na internet. Só há um “detalhezinho”: a informação é falsa e não passa de uma fake news que já desmentimos em 2019 e 2020. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos na época:

De cara, já desconfiamos da história. O motivo é simples. A mensagem carrega as principais características de boatos online: alarmista, não possui fontes confiáveis e possui erros de português. Não por acaso, ao buscar mais informações sobre o pedido e as declarações da presidente do partido, não encontramos nada sobre o assunto.

Além disso, o tuíte da “Mônica Bengamo” claramente é falso (só não vê quem é muito distraído). isso porque o sobrenome da jornalista é Bergamo e não Bengamo. O próprio perfil denuncia a farsa: “moniquinha da foia// perfil sátira// fã clube”.

Por fim, a repercussão foi tanta que a própria Gleisi Hoffmann desmentiu a informação. Em nota, a presidente do PT informou que a informação é “totalmente fake” e que nunca disse isso para a jornalista ou qualquer outra pessoa. Confira no trecho:

“Isso é mentira, totalmente fake, não caiam nessa. Nunca falei isso pra Mônica Bergamo ou para qualquer outra pessoa. Essa turma do novo governo faz isso pra destruir o PT e seus militantes. Acabar com a seca no Nordeste sempre foi nosso objetivo, do PT e do Lula. Fomos nós que implantamos as cisternas e iniciamos a transposição do São Francisco”

Resumindo: assim como em 2019 e 2020, a história que aponta que o PT entrou na Justiça para evitar que Bolsonaro “combata a seca no Nordeste” é falsa. Não passa de um boato que já foi desmentido em nosso site em outras oportunidades.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso