Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PT entrou na Justiça para acabar com o 13º salário para o Bolsa Família #boato

PT entrou na Justiça para acabar com o 13º salário para o Bolsa Família #boato

Boato – Após decreto do presidente Jair Bolsonaro, PT entrou com uma ação na Justiça para derrubar o 13º salário para beneficiários do Bolsa Família.

Nesta semana, o governo Bolsonaro completou 100 dias. Em meio à tentativa de aprovar a reforma da Previdência e algumas rusgas dentro do próprio Executivo, o presidente aproveitou a data para dar andamento nas chamadas “agendas positivas” (ações populares conclamadas pela população). Uma delas foi o anúncio de que os beneficiários do Bolsa Família vão passar a ganhar um 13º salário.

É claro que a decisão teve uma boa receptividade por parte dos beneficiários. Porém, nem tudo são flores. A oposição chegou a criticar a ação. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, classificou a medida como “fraude”. É claro que o comentário gerou outras histórias.

Uma delas aponta que o PT resolveu entrar com uma ação na Justiça para que o Bolsa Família fosse cancelado. A história circulou, principalmente, por meio de um meme que viralizou no Facebook e uma imagem na qual petistas estariam segurando uma placa com os dizeres “digo não ao décimo terceiro salário do Bolsa Família”. Leia o texto que circula online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Eu vivi para ver o PT ser contra a população pobre. PT entra com uma ação para derrubar o decreto de Bolsonaro que permite que o pobre tenha acesso a um Décimo terceiro salário no programa bolsa família.

PT entrou na Justiça para acabar com o 13º salário para o Bolsa Família?

Uma das versões da história teve nada menos do que 1.600 compartilhamentos e, de brinde, muitos comentários críticos ao PT. Mas será mesmo que o partido entrou na Justiça para cancelar o 13º salário para o Bolsa Família? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. O primeiro motivo que nos leva a isso está no fato de que a mensagem é vaga (não dá detalhes sobre a ação), alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Detalhe: ao buscar sobre o assunto em fontes confiáveis, nada encontramos. Se a tal ação fosse real, já teria virado notícia (e trend topic) por aí.

Junte isso ao fato de que a imagem da “placa” não passa de uma montagem. Essa matéria do UOL de 2017 mostra que a mensagem original diz “voto pelos 8 entre 10 brasileiros que exigem a investigação!”. A frase era relacionada ao pedido de afastamento para que o ex-presidente Michel Temer fosse afastado.

Para além disso, o próprio PT negou, em seu site oficial, que tem a pretensão de mover qualquer ação contra o 13º salário para o Bolsa Família. Leia o que diz a nota (contida neste link):

O Partidos dos Trabalhadores não entrou com nenhuma ação para derrubar o decreto que cria o décimo terceiro do Bolsa Família, programa que virou lei há 15 anos, sob governo do ex-presidente Lula. As mensagens que circulam nas redes sociais de apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) e em grupos de WhatsApp são mentirosas e frutos de mais uma invenção da direita, que deseja deslegitimar a qualquer custo o PT, sua atuação e legado.

Resumindo: a história que aponta que o PT entrou com uma ação para acabar com o 13º salário para o Bolsa Família, instituído pelo presidente Jair Bolsonaro, é falsa. Não há qualquer referência em fontes confiáveis, a foto é uma montagem e a medida já foi desmentida pelo próprio partido. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.