Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Projeto de legalização da maconha de Jean Wyllys é arquivado, diz hoax

Projeto de legalização da maconha de Jean Wyllys é arquivado, diz hoax

Informação falsa diz que projeto de Jean Wyllys foi arquivado
Informação falsa diz que projeto de Jean Wyllys foi arquivado

Boato – Projeto de Jean Wyllys para descriminalizar a maconha é arquivado

No final de 2014, Alasca e Oregon aprovaram medidas pelo uso recreativo da maconha nos Estados Unidos. Colorado e Washington, a capital do país, permitem o uso recreativo da droga desde janeiro de 2014. Enquanto isso, as discussões sobre a legalização das drogas no Brasil ainda engatinham.

Um panorama desse cenário pode ser analisado através dos votos que candidatos a favor da legalização das drogas obtiveram nas últimas eleições presidenciais no Brasil. Dentre os mais votados, Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV), que defenderam claramente a descriminalização das drogas, juntos receberam pouco mais que 2% dos votos nas últimas eleições em 2014.

Na Câmara dos Deputados, o vereador Jean Wyllys (PSOL) criou um projeto para descriminalizar o uso de maconha. A notícia gerou grande debate e reações principalmente dos órgãos mais conservadores da sociedade. Por fim, correu a notícia de que o projeto foi arquivado. Confira a notícia abaixo e acompanhe nossa análise para saber o que realmente aconteceu com o projeto de lei.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O PL 7270 tinha a proposta de “regular a produção e comercialização da maconha e seus derivados, tornando a cannabis uma droga lícita com uma regulação e restrições semelhantes às do álcool e o tabaco”, a fim de descriminalizar a posse de qualquer tipo de drogas, inclusive as ilícitas, para consumo pessoal, assim como auto cultivo.

À época da apresentação do projeto para tramitação na Câmara dos Deputados, Wyllys afirmou que se o projeto fosse aprovado, poderia fazer com que o tráfico de drogas perdesse força. Embora o PL 7270 tenha sido arquivado, o estafe de Jean Wyllys apresentou na última terça-feira, 03 de fevereiro, uma solicitação de desarquivamento, numa tentativa de manter o projeto em trâmite na Câmara dos Deputados.

A notícia foi divulgada pelo site Palavra de Paz e por diversos outros sites. Porém, a fonte da notícia foi um site chamado GospelMais. Realmente, o projeto havia sido arquivado durante um tempo. Mas, no dia 3 de fevereiro, o deputado Jean Wyllys apresentou uma solicitação de desarquivamento do projeto.

Com isso, o projeto foi desarquivado pela Mesa Diretora e anexado a outro Projeto de Lei com interesses em comum. O próprio site Gospel Mais atualizou a notícia mostrando que a PL sobre a descriminalização das drogas não está mais arquivada. Ela foi apensada a outro projeto que prevê a discriminalização da maconha. Por fim, vale reforçar que não passa de mais um boato divulgado na internet.