Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Programa do Bial vai falar hoje sobre o julgamento de Bolsonaro #boato

Programa do Bial vai falar hoje sobre o julgamento de Bolsonaro #boato

Programa do Bial vai falar hoje sobre o julgamento de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Programa do Bial de hoje vai falar sobre o julgamento de Jair Bolsonaro há 30 anos. A intenção é sujar a imagem do presidente.

Sabemos que, desde a campanha eleitoral para a Presidência da República, Bolsonaro foi acusado pela oposição de disseminar fake news durante o período eleitoral. Também vimos muitos boatos sobre Bolsonaro e sua família, mostrando que fake news não tem lado político. Dentre as histórias falsas deste ano, destaca-se a que afirmava que Bolsonaro teria sido expulso do Exército, em 1987. A história foi desmentida pela equipe do Boatos.org, em 2018.

Porém, parece que o afastamento do presidente Jair Bolsonaro do Exército ainda vai dar o que falar. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com publicações, o programa do Bial iria falar hoje sobre o julgamento que aastou Bolsonaro do Exército há 30 anos. As publicações ainda afirmam que a Rede Globo seria contra os princípios de Deus, da Bíblia e da família. Confira:

Hoje no programa do Bial, na Globo, vão falar sobre o julgamento do BOLSONARO, há 30 anos, que o afastou do Exército. Uma pura covardia, para sujar a imagem do Presidente. É o desespero da Globo diante da falência já anunciada. Vamos repassar a informação, solicitando que ninguém assista a esse lixo de reportagem. E melhor ainda, um boicote total a Rede Globo lixo. Que sempre foi contra Deus, bíblia e família. Quem concordar, por favor repassem! Obgdo.

Programa do Bial vai falar hoje sobre o julgamento de Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação causou grande comoção nas redes sociais, especialmente entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que ficaram consternados com a informação. Mas será que o programa do Bial vai mostrar hoje detalhes do julgamento que afastou Bolsonaro do Exército? Não é!

Vamos aos fatos! Esse tipo de mensagem é bastante clássica: uma grande mobilização em torno de um programa de TV com uma mensagem vaga (que não diz nem a data da transmissão, geralmente, utilizando a palavra ‘hoje’). Como consequência, a mensagem acaba circulando por um tempão, mesmo depois do programa ser exibido (isso quando a história é, de fato, real).

A equipe do Boatos.org já desmentiu vários desses casos, como o que apontava que a TV Record iria entrevistar Bolsonaro. Também a história que indicava que a Rede Globo entrevistaria Adélio Bispo ou que a Rede Globo iria entrevistar hoje o presidente Jair Bolsonaro e, por fim, o caso que pedia para que as pessoas desligassem as TVs e apagassem as luzes hoje.

Com o caso do programa do Bial, não foi diferente. No dia 16 de setembro de 2019, o programa ‘Conversa com Bial’ exibiu uma entrevista com o escritor Luiz Maklouf Carvalho, autor do livro que conta a vida de Jair Bolsonaro no quartel, e Elizabeth Diniz Souto, advogada de Bolsonaro no Supremo Tribunal Militar (STM), em 1987 e 1988.

Vimos, nessa história, dois erros. O primeiro deles é afirmar que o julgamento foi o responsável pelo afastamento de Bolsonaro do Exército. Em 1987, Bolsonaro (na época, capitão do Exército) concedeu uma entrevista à revista Veja reclamando dos salários pagos aos militares. Isso lhe rendeu um processo administrativo. Condenado em primeira instância, o ex-capitão foi absolvido das acusações em 1988. Já em 1989, Bolsonaro foi dispensado do serviço militar por ter sido eleito vereador do Rio de Janeiro. Ou seja, o afastamento não teve nada a ver com o julgamento.

O segundo erro é a própria divulgação do programa. Se assistido na íntegra, o programa não teve nada de bombástico. A própria advogada que participou da entrevista refutou toda a tese. Por último (mas não menos importante), a falência da Rede Globo não foi anunciada. Inclusive, a equipe do Boatos.org já desmentiu essa informação.

Em resumo: a história que diz que o Programa do Bial vai falar hoje sobre o julgamento de Bolsonaro é falsa! O programa, de fato, tratou sobre o julgamento de Bolsonaro, em 1987 e 1988. Porém, ele não foi afastado do Exército por conta do julgamento, mas sim porque foi eleito vereador. Além disso, o programa não será exibido hoje, ele já foi exibido no dia 16 de setembro de 2019. Ou seja, apenas balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/367fYQ2