Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Probank, empresa que faz manutenção de urnas eletrônicas, é de José Dirceu #boato

Probank, empresa que faz manutenção de urnas eletrônicas, é de José Dirceu #boato

Probank, empresa que faz manutenção de urnas eletrônicas, é de José Dirceu, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A Probank, empresa que fazia manutenção de urnas eletrônicas, é de propriedade de José Dirceu, do PT. Agora está provada a fraude.

Como acabamos de falar no nosso A Semana em Fakes, os últimos dias seriam muito tranquilos em relação a fake news se não fosse um “pequeno detalhe”: a tentativa de, por meio de falsas acusações, pautar a questão (pode ler como “cuestão”) do voto impresso e urnas eletrônicas. E hoje vamos falar de mais uma notícia falsa sobre o assunto.

De acordo com mensagens que circulam online, foi achada a “prova” (agora vai, hein) de que o PT fraudou as urnas eletrônicas: o “fato” de José Dirceu ser dono da empresa Probank, que seria a responsável pela manutenção de urnas eletrônicas.

Junto à mensagem que está circulando em redes sociais junto com uma outra informação falsa (que aponta que José Dirceu “alugou e pagou aluguel” para o hacker do TSE), está um texto que aponta que o petista seria dono da Probank. Leia:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Inacreditável, olha, você sabia as empresas Probank que faziam manutenção das urnas eletrônicas TSE eram de propriedade do prisioneiro José Dirceu/PT? Que Zé Dirceu/PT alugou e pagou 11 meses aluguel do Hacker que invadiu super computador TSE?

Probank, empresa que faz manutenção de urnas eletrônicas, é de José Dirceu?

Assim como tantas outras acusações relacionadas ao processo eleitoral, a mensagem se espalhou muito em grupos de pessoas simpáticas ao presidente Jair Bolsonaro. Só que, mais uma vez, a mensagem que está se espalhando é falsa.

O histórico recente já nos chama atenção (dos últimos 10 boatos desmentidos por aqui, seis eram relacionados a urnas eletrônicas). Mas a coisa não para por aí. A mensagem (assim como em outros casos) tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável. E, ao buscar por fontes confiáveis, descobrimos que é mais um fake.

A primeira informação errada é a que aponta que a Probank é a empresa “responsável” pela manutenção de urnas eletrônicas. Na realidade, a empresa Probank S/A prestou serviços ao TSE nas eleições de 2004 e 2006. De acordo com o registro da empresa na receita federal, foi decretada a falência dela em 2010.

Em 2019, a Polícia Federal deflagrou uma operação que mirava os donos da empresa. A acusação era de que a falência de empresa era decretada (e uma empresa nova era criada) para burlar a lei das licitações, que não permite que empresas com pendências financeiras (dívidas) participem de licitações.

A informação contida em reportagens (junto com o documento da Receita Federal) derruba a segunda tese na mensagem: de que José Dirceu é “dono da empresa”. Nem as investigações que apontavam para os donos da empresa tampouco o registro na Receita Federal cita o nome de José Dirceu.

Ao buscar pela “fonte da informação” que se espalhou por aí, mais uma vez encontramos perfis e grupos simpáticos a Bolsonaro. Ou seja: trata-se de mais uma fake news que saiu “do nada” direto para o seu smartphone.

Resumindo: apesar do alarde na mensagem, não é verdade que José Dirceu é dono da empresa Probank. A empresa citada teve a falência decretada em 2010 e o nome do petista não está entre os proprietários dela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso