Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Prisão de Sérgio Reis acaba de ser decretada por Alexandre de Moraes #boato

Prisão de Sérgio Reis acaba de ser decretada por Alexandre de Moraes #boato

Prisão de Sérgio Reis acaba de ser decretada por Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Alexandre de Moraes acabou de decretar a prisão de Sérgio Reis. Mandado foi expedido nesta manhã e prisão será cumprida pela Polícia Federal em São Paulo.

Nos últimos dias, o Boatos.org viu um tipo de boato voltar a circular: de que caminhoneiros brasileiros iriam entrar em uma “greve geral” e “parar o país” por uma causa de pautas políticas (vimos versões do boato falando de voto impresso, intervenção militar e até sobre “fim do STF e Congresso”).

Os textos que circulavam online ganharam força após o vazamento de declarações de Sérgio Reis “convocando caminhoneiros para as tais manifestações”. A fala do cantor gerou reações indignadas, inclusive, de alguns líderes da classe (que não querem se meter em questões políticas). E, a partir daí, uma nova história surgiu.

Uma mensagem que começou a se espalhar entre grupos bolsonaristas aponta que o ministro Alexandre de Moraes do STF teria “acabado de decretar a prisão de Sérgio Reis”. O texto aponta que a alegação foi de “crimes de atentado à democracia e poderes constitucionais” e “incitação a violência”, que a Polícia Federal já estava ciente e que a prisão seria realizada em São Paulo. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

ATENÇÃO BRASIL!!! Atenção, Alexandre de morais acaba de decretar prisão do cantor e empresário Sérgio Reis, segundo o magistrado foi anexado ao inquérito crimes de atentado à democracia e poderes constitucionais e incitação a violência o mandato foi expedido nesta manhã para cumprimento no dia corrente, sob diligências da superintendência da polícia federal determinada pelo judiciário local sediado na capital de São Paulo tendo em vista que o cantor reside em Mairiporã interior do estado. Até o presente momento estas são informações cedidas pela assessoria do cantor, que ainda lhe foi dada a opção de se apresentar por livre espontânea vontade.

Prisão de Sérgio Reis acabou de ser decretada por Alexandre de Moraes?

Não demorou muito para a história se espalhar e gerar, principalmente em grupos simpáticos ao presidente Jair Bolsonaro, falas indignadas. Só há um detalhe nesta história toda: não há qualquer (pelo menos até o momento) decisão de prisão de Sérgio Reis por parte de Alexandre de Moraes.

A mensagem e o histórico já nos deixou desconfiados da veracidade da informação. O texto que circula online tem características de boatos como ser alarmista, com erros de grafia (alguns crassos como no nome de Alexandre de Moraes ou mesmo em “mandado”, que foi escrito como “mandato”) e não citar fontes confiáveis.

Além disso, informações falsas sobre as manifestações marcadas para o dia 7 de setembro têm sido comuns na internet. Além dos fakes sobre “greve geral dos caminhoneiros”, também desmentimos informações falsas sobre criação de um tribunal militar e uma fala falsamente atribuída a Hamilton Mourão. A história da prisão de Sérgio Reis é mais um destes fakes.

Na realidade, a decretação de prisão de Sérgio Reis só virou notícia em um único lugar: redes sociais bolsonaristas. Não há nada sobre a prisão na mídia, no site do STF ou mesmo nas redes sociais de Sérgio Reis. Há de se convir que, se a decisão fosse real, viraria notícia em tudo que é lugar e as partes teriam se manifestado (o que não ocorreu).

Resumindo: pelo menos por enquanto, a mensagem que está circulando na internet e aponta que Alexandre de Moraes decretou a prisão de Sérgio Reis é falsa. Não há qualquer decisão no âmbito do STF que aponte para prisão do cantor e ex-deputado. A história, assim como tantos outros fakes, brotou “do nada” e não consta em nenhuma fonte confiável.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso