Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Primeira-dama da Venezuela reservou andar de hotel para réveillon no Rio #boato

Primeira-dama da Venezuela reservou andar de hotel para réveillon no Rio #boato

Boato – Mesmo com a Venezuela em crise, primeira-dama Cilia Flores vai passar o ano novo com 86 convidados no Rio de Janeiro. Ela reservou um andar inteiro de um hotel cinco estrelas para o réveillon.

O fim do ano está próximo e na internet o que não faltam são memes satirizando o quanto essa data é esperada. O motivo são as “dificuldades de 2018”. O réveillon promete ser bastante comemorado, principalmente pelos otimistas que (sempre) têm certeza de que o “próximo ano” será melhor.

Mas não é só com otimismo que as histórias de fim de ano estão relacionadas. É claro que não poderiam faltar os boatos. No Facebook, por exemplo, as pessoas estão compartilhando com ódio a história de que a primeira-dama da Venezuela, Cilia Flores, reservou um andar inteiro em hotel no Rio de Janeiro para a passagem do ano novo. Confira:

ANO NOVO NO BRASIL. A Primeira Dama da Venezuela reservou um andar inteiro de um hotel 5 estrelas no Rio de Janeiro para passagem do Ano Novo, Cilia Flores, enviou uma lista com 86 convidados que irão hospedar com ela tudo 0800 pagos pelo Governo Venezuelano.

Primeira-dama da Venezuela reservou andar de hotel do Rio para passagem do ano novo?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Essa história já ultrapassou os 6 mil compartilhamentos e os comentários, claro, se concentram em críticas ao comunismo e à inconformidade do governo Maduro cometer esse tipo de “abuso” com a população. Mas, será que, Cilia Flores, primeira-dama da Venezuela, realmente reservou um hotel no Rio para a virada do ano? A resposta é não. Agora vamos entender melhor.

Comecemos, claro, pelo teor da mensagem. O conteúdo é um clássico com características de boatos. Tom alarmista, com ar de denúncia e partidário. Além disso, a mensagem é vaga (sequer dá mais detalhes sobre o conteúdo). Ela também não menciona a fonte de onde essa informação foi tirada.

E quando fomos buscar por detalhes dessa suposta festa da primeira-dama da Venezuela no Rio, não encontramos nada (nem na mídia brasileira nem na mídia da Venezuela). Isso é muito estranho, visto que a imprensa brasileira cobre os assuntos venezuelanos de perto e, com certeza, não deixaria de noticiar a viagem de Maduro, sua família e tantos convidados ao nosso país.

Aliás, a prova de que a mídia brasileira acompanha de perto a Venezuela, inclusive no fim do ano, são as notícias divulgadas por aqui tanto na virada de 2016 quanto de 2017. Em ambas ocasiões, o presidente discursou e falou sobre leis e até ajustes salariais no país. Vale dizer que em nenhuma das ocasiões Maduro e sua esposa saíram da Venezuela.

Por fim, saiba que o perfil que publicou essa história costuma publicar notícias polêmicas (e falsas) como esta. De lá, por exemplo, saiu a história sobre o fechamento do STF pelo exército e também “a denúncia” de que dona Marisa, esposa do ex-presidente Lula, falecida em 2017, estava viva. Ah, o perfil também defende intervenção militar e divulga publicações ao estilo “o comunismo é do diabo”. É bastante exacerbado, enfim.

Resumindo, não é verdade que Cilia Flores, primeira-dama da Venezuela, reservou um andar inteiro de um hotel no Rio para passar a virada do ano com mais 86 convidados. Não há nenhum indício ou notícia de que ela fez isso, o que prova que essa história é #boato. Vida que segue.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.