Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Prefeito de Parauapebas (PA) é flagrado agredindo a mãe #boato

Prefeito de Parauapebas (PA) é flagrado agredindo a mãe #boato

Prefeito de Parauapebas (PA) é flagrado agredindo a mãe em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Prefeito de Parauapebas (PA), Darci Lermen, é flagrado agredindo sua mãe e outra pessoa na rua, apontam vídeos. 

Boa parte dos boatos que viralizam na internet estão na categoria “vídeos fora de contexto”. Já falamos de vulcão, choque com celular carregando, tubarão e até de queda de avião. Agora, vamos falar de uma história que envolve o prefeito de Parauapebas e violência.

Uma publicação que circula no Facebook e WhatsApp aponta para o vídeo de um sujeito agredindo uma idosa que seria a mãe dele. Segundo a descrição, trata-se do prefeito de Parauapebas (PA), Darci Lermen (PMDB) e sua mãe. Nas imagens, o sujeito agride verbalmente e fisicamente a senhora com uma barra de ferro. Outra versão da história mostra um vídeo em que o prefeito agride outra pessoa. Leia o que diz a mensagem:

Versão 1: Nossa senhora, merece ser morto esse b****** ?! Este agressor é o prefeito de Parauapebas/PA. Este vagabundo tem que ser preso. É um bandido que foi eleito para prefeito. É bandido vestido de prefeito. Vamos compartilhar bem para o Brasil ficar sabendo quem é este vagabundo. Vamos compartilhando sem parar. Compartilhe esta mensagem juntamente com o video.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 2: Este agressor é o prefeito de Parauapebas/PA. Este vagabundo tem que ser preso. É um bandido que foi eleito para prefeito. É bandido vestido de prefeito. Vamos compartilhar bem para o Brasil ficar sabendo quem é este vagabundo. Vamos compartilhando sem parar. Compartilhe esta mensagem juntamente com o video.

Prefeito de Parauapebas (PA) é flagrado agredindo a mãe em vídeo?

As imagens não passaram despercebidas e circularam feito pólvora nas redes sociais. Mas será mesmo o prefeito de Parauapebas foi flagrado agredindo a mãe? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao bater o olho na publicação, ficamos com a pulga atrás da orelha. O motivo é simples o texto carrega as principais características de boatos online: é vaga, alarmista, possui erros de português, pedidos de compartilhamentos e não cita fontes confiáveis (aquele pacote completo para ninguém colocar defeito).

Decidimos procurar mais informações sobre o assunto, mas não encontramos nenhuma notícia sobre o caso. Ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos que ele não possui nenhuma relação com o prefeito. Isso porque o caso aconteceu em São Luís, no Maranhão. Em 2017, Roberto Elísio Coutinho foi detido após agredir sua mãe, uma senhora de 84 anos.

O vídeo causou grande repercussão na internet e até virou pauta no Boatos.org. Na época, uma publicação afirmava que Roberto Elísio teria sido espancado até a morte na prisão. Em 2018, o agressor, de fato, morreu. Ele sentiu um mal-estar na Penitenciária Regional de São Luís, onde cumpria pena de 10 anos de reclusão pelos crimes de tortura, apropriação indébita e por retardar a assistência à saúde da vítima, e acabou chegando à óbito.

Por fim, vale dizer que não há qualquer relação  entre o prefeito de Parauapebas com as agressões, inclusive, o próprio político desmentiu a informação. A propósito, o prefeito tampouco se parece com os agressores que aparecem nas imagens.

Resumindo: o sujeito no vídeo não é o prefeito de Parauapebas, Darci Lermem. No caso do vídeo, onde a senhora é agredida, o agressor já foi identificado e morreu. No outro episódio, o sujeito nada tem a ver com o político.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.