Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, critica governador do Piauí e defende Bolsonaro em vídeo #boato

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, critica governador do Piauí e defende Bolsonaro em vídeo #boato

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, critica governador do Piauí e defende Bolsonaro em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, criticou o pedido do governador do Piauí, Wellington Dias, de que se faça uma coordenação nacional contra Covid-19. Ele disse que Bolsonaro não tem culpa de nada na pandemia.

O crescimento assombroso das mortes por Covid-19 no Brasil está fazendo com que governadores e prefeitos Brasil afora tomem medidas para tentar frear a disseminação do novo coronavírus. Em meio a isso, governadores e secretários de Saúde começaram a cobrar que se tomem medidas em âmbito nacional para combater a pandemia.

Em meio a isso, um vídeo atribuído ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, começou a circular na internet. No vídeo, o homem afirma que a “culpa” da pandemia é dos governadores, do STF e do Congresso e diz que não “se deve empurrar a responsabilidade ao governo federal”. Em outras palavras, o sujeito disse que Bolsonaro não tem culpa alguma na pandemia e que não deve fazer nada. Leia a mensagem que circula online e a transcrição do vídeo:

Mensagem: Ouça o que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, falou sobre o pedido do Governador do PI para colocar sobre os ombros do governo federal

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Transcrição: Olá, uma boa noite. Hoje é dia de lockdown, né? Primeiro dia aí de restrições em muitos estados do Brasil, mas a principal notícia escutei agora no final do dia. Essa aqui é a lua, gente, que está bonita para caramba. O governador do Piauí pediu que houvesse um consenso e que devido à situação que tá sendo agravada no país que o governo federal assumisse as rédeas. Ou seja, coordenasse o grande plano emergencial do país. Agora, um ano depois que o STF tirou do governo federal a competência constitucional que o governo tinha? Agora os senhores governadores tão pedindo arrego? Depois que gastaram o dinheiro que receberam, depois que fizeram medidas erradas, querem que o presidente da República pegue esta bagaça que está aí para arrumar?

Isso é ato de covardia dos senhores perante o povo brasileiro. Vocês são os responsáveis por isso. O Supremo é responsável por isso, o Congresso é responsável por isso. Foram todos vocês na época que tinha o senhor Maia na presidência da câmara e o Alcolumbre no senado que lastrearam isso?Agora é hora de assumir a responsabilidade, cada um na sua. Empurrar para o governo federal toda essa zorra que foi feita no país como uma coordenação nacional. Isso é uma p… sacanagem que querem fazer com o povo brasileiro e querem de vez demolir o Presidente da República. Se vire, o problema é de todos nós, mas principalmente dos senhores e do STF.

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, critica governador do Piauí e defende Bolsonaro em vídeo?

Esse tipo de conteúdo, cheio de ódio contra opositores ao governo e passando pano para Bolsonaro (algo bem comum em mensagens falsas), viralizou com muita força na internet. Porém, não se trata de Emanuel Pinheiro (prefeito de Cuiabá) no vídeo tampouco as informações contidas nele estão corretas.

Vamos começar com o teor. O sujeito do vídeo “erra” ao apontar que Bolsonaro não é um dos responsáveis pelo caos da pandemia da Covid-19 no Brasil. Além de a premissa de que o STF “o impediu de combater à pandemia” (na realidade e como explicamos aqui, o STF o impediu de destruir ainda mais as medidas de contenção), Bolsonaro defendeu medicações sem comprovação científica, promoveu (propositalmente) aglomerações, se colocou contra medidas de isolamento contra Covid-19, atacou a vacina contra Covid-19 da Coronavac, deu péssimos exemplos de como se portar na pandemia, demorou para adquirir vacinas e ainda espalhou informações falsas. Bolsonaro tem culpa, sim, na pandemia.

O sujeito do vídeo também erra ao apontar que “os governadores” querem jogar a responsabilidade em Bolsonaro. Além de a responsabilidade (pelos motivos apresentados acima) já ser de Bolsonaro, o que foi pedido foi um lockdown nacional e não “em conta-gotas” nos estados. Pedido que, por sinal, será (tendo em vista os últimos posicionamentos do presidente) negado.

Dito isso, vamos ao “cerne do fake”. Seria de se causar estranheza que um prefeito de uma capital tivesse gravado um vídeo. E, ao comparar a imagem do homem do vídeo e a do prefeito Emanuel Pinheiro, podemos perceber que eles têm a fisionomia completamente diferentes. Não são a mesma pessoa! Se você tem dúvida, dá uma olhada na página dele no Facebook (que, por sinal, não tem a postagem em questão).

Resumindo: a história que aponta que o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro gravou um vídeo criticando o governador do Piauí Wellington Dias é falsa. A pessoa no vídeo não é o prefeito em questão (muito provavelmente é um bolsonarista fanático) e sua fala também tem informações falsas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy