Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Polícia prende militantes de Lula que iriam de ônibus para Fortaleza realizar saques em supermercados #boato

Polícia prende militantes de Lula que iriam de ônibus para Fortaleza realizar saques em supermercados #boato

Polícia prende militantes de Lula que iriam de ônibus para Fortaleza realizar saques em supermercados, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que a polícia do Ceará prendeu manifestantes que iriam de ônibus para Fortaleza realizar saques em supermercados a mando do ex-presidente Lula.

No último domingo, uma série de manifestações de movimentos populares chamou atenção na internet. Em um protesto contra fome no Brasil, grupos ocuparam alguns supermercados. Um vídeo da invasão de um dos locais chegou a ser compartilhado, inclusive, pelo presidente Jair Bolsonaro. No meio deste quadro e de acusações sem provas contra os manifestantes, um vídeo começou a circular online.

Nas imagens, policiais param diversos ônibus com pessoas aparentemente uniformizadas. Junto ao vídeo, há a informação que as pessoas seriam manifestantes enviados por Lula para Fortaleza a fim de saquear supermercados na capital cearense. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: ESSE BANDIDOS ESTAVAM A CAMINHO PARA SAQUEAR OS ESTABELECIMENTOS EM FORTALEZA, FORAM INTERCEPTADOS PELA POLÍCIA NA ESTRADA. Com certeza estão sendo comandados pelos partidos da esquerda que querem voltar ao Poder a qualquer custo, querem implantar o Caos e culpar Bolsonaro.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Foram presos a caminho de Fortaleza para realizarem saques nos supermercados mais foram interceptados pelo batalhão da PM a tempo de evitar o vandalismo LULA ordenou aos movimentos de acéfalos que ainda consegue manipular para levar o caos ao país e colocar culpa em BOLSONARO

Polícia prende ônibus de militantes de Lula que iriam para Fortaleza realizar saques em supermercados?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que indicam as mensagens, o vídeo em questão não tem qualquer relação com Lula, movimentos populares ou mesmo saques em supermercados.

O histórico recente e as características da mensagem já nos deixam muito desconfiados da veracidade da história. Nos últimos tempos, a viralização de vídeos fora de contexto tem sido intensa (temos exemplos aqui, aqui e aqui).

Além disso, a mensagem tem características de fake news como o caráter alarmista, erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. Ao buscar por notícias sobre a tal prisão dos “saqueadores de supermercados”, nada encontramos.

A partir daí, começamos a analisar alguns elementos do vídeo. O primeiro deles está no uniforme dos policiais. Em um havia, uma bandeira do Ceará no ombro e a escrita BPRE. Ao buscarmos pela corporação em questão, chegamos, de fato, ao Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, órgão ligado à Polícia Militar do Ceará.

Outra coisa que notamos foi o número de pessoas de amarelo e de vermelho. Olhando com um pouco mais de atenção, chegamos ao uniforme da Torcida Jovem do Sport (que, de fato, disputou a final da Copa do Nordeste na última semana contra o Fortaleza, na capital do Ceará). Na página da torcida organizada há, inclusive, uma foto do ocorrido com a explicação do que aconteceu. Veja e leia:

NOTA DE AGRADECIMENTO A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO CEARÁ Viemos através desta, agradecer ao tratamento e respeito mútuo, por parte da polícia militar do Estado do Ceará. Todo o diálogo se deu início através do TENENTE QUEIROGA e o COMANDANTE LADIM que conduziram toda a narrativa conosco desde a nossa saída de Recife até a chegada na cidade de Aracati, onde fomos revistados com respeito e posteriormente levados ao estádio.

Ao chegarmos com antecedência no estádio graças a eficiência os policiais, mais uma vez fomos bem tratados na entrada dos nossos materiais, pois haviam sido avisados que estávamos extintos e com isso não poderíamos adentrar ao estádio com nossos materiais. Logo em seguida indagamos que possuíamos outro CNPJ, estando esse, totalmente regularizado e apto, os policiais prontamente consultaram a informação e corrigiram o mal entendido, fazendo assim com que entrássemos no estádio normalmente.

Com toda logística prestada pelas autoridades do Ceará, deixamos uma simples reflexão do escritor Maciano Vieira, para as autoridades locais que se quer possuem um contato conosco: – Cuidado, você pode está apontando defeitos em mim, quando na verdade eles são seus. Torcida Jovem do Sport A maior do Nordeste!

Ou seja: as imagens não têm qualquer relação com Lula, saques em supermercados ou mesmo política. A foto é de uma abordagem da polícia do Ceará em ônibus que levavam torcedores do Sport para um jogo de futebol na cidade de Fortaleza.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: