Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pesquisa eleitoral da Universidade do Sul da Califórnia (USC) aponta vitória de Bolsonaro no 1º turno #boato

Pesquisa eleitoral da Universidade do Sul da Califórnia (USC) aponta vitória de Bolsonaro no 1º turno #boato

Boato – A Universidade do Sul da Califórnia (USC) ficou preocupada com as eleições no Brasil e realizou uma pesquisa eleitoral. Nela, Bolsonaro tem 61% dos votos e venceria no 1º turno.

Há algumas horas, o Boatos.org desmentiu uma mensagem que apontava que o Instituto Paraná Pesquisas havia apontado que Bolsonaro ganharia as eleições já no 1º Turno. Cá estamos de volta com mais uma pesquisa falsa que circula online.

Agora, uma imagem que viralizou no WhatsApp e Facebook aponta que a Universidade do Sul da Califórnia (USC) resolveu fazer uma pesquisa eleitoral no Brasil. Mais do que isso, a instituição chegou à conclusão de que Bolsonaro seria o vencedor já no primeiro turno, com 61% dos votos. Veja o que diz a mensagem que está na imagem:

Pesquisa eleitoral para presidente 2018, conforme Instituto da Universidade do Sul da Califórnia dos Estados Unidos, sem maquiagem, essa é a realidade. Aqui a realidade. Não tem Data-Fôlha, Rede Globo e Fôlha de São Paulo. O Instituto da Universidade do Sul da California – USC preocupado com as ELEIÇÕES  no Brasil, realizou entre os dias 18 e 20/09/2018 sua própria PESQUISA.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Foram ouvidas 5 mil pessoas em TODAS as regiões do Brasil. Segundo o USC não há previsão de Segundo Turno nas eleições do Brasil. Bolsonaro – 15/09 (56%), 21/09 (61%), Ciro Gomes – 15/09 (12%), 21/09 (12%), Fernando Haddad – 15/09 (10%), 21/09 (7%). American Electoral Justice.

Pesquisa eleitoral da Universidade do Sul da Califórnia (USC) apontou vitória de Bolsonaro no 1º turno?

A tal imagem foi compartilhada por aí como a principal prova de que as pesquisas eleitorais são manipuladas. Mas será mesmo que uma pesquisa eleitoral da Universidade do Sul da Califórnia (USC) apontou vitória de Bolsonaro no 1º turno? A resposta é (assim como no caso da mensagem da Paraná Pesquisas) não. Os números não existem.

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. Ela tem algumas das principais características de boatos online. É vaga, alarmista e com erros de português (chama da Folha até de Fôlha). Uma olhada com mais atenção na mensagem e é possível encontrar mais erros. Um deles está nas datas. A data da mensagem e do gráfico são diferentes.

Ao começar a pesquisar (algo que todos deveriam fazer), seguimos por dois caminhos. O primeiro foi procurar pelo registro da pesquisa no TSE. Não só não encontramos o registro como também não vimos a Universidade do Sul da Califórnia (USC) inclusa na lista de empresas que realizam pesquisas eleitorais. Ou seja, se a pesquisa existisse, seria ilegal. Mas nem ela existe.

Para acabar com o “mistério” fomos ao site da Universidade do Sul da Califórnia (USC) e procuramos pela pesquisa. Como era de se imaginar, nada encontramos sobre qualquer pesquisa eleitoral.

Resumindo: a história que circula online e aponta que a Universidade do Sul da Califórnia (USC) fez uma pesquisa eleitoral que coloca Bolsonaro como vencedor já no primeiro turno é falsa. A pesquisa não existe e a universidade não realizou nenhum levantamento sobre eleições.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164