Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Nova pesquisa mostra que Bolsonaro vence Lula em todos os estados #boato

Nova pesquisa mostra que Bolsonaro vence Lula em todos os estados #boato

Boato – Nova pesquisa eleitoral, do Paraná Pesquisas, mostra que Jair Bolsonaro (PSL) venceria Lula (PT) em todos os estados do Brasil.

Em um momento no qual as pessoas estão presenciando a definição das chapas para eleições presidenciais deste ano, nomes já conhecidos continuam se destacando nas pesquisas eleitorais. Com algumas variações entre pesquisas, os resultados apontam que Lula ou Bolsonaro estão na frente no primeiro turno (no segundo turno, a decisão acaba ficando mais apertada e recebendo nomes como os de Ciro Gomes, Marina Silva e Geraldo Alckmin).

Em meio a tudo isso, uma mensagem está viralizando no WhatsApp e aponta para uma “nova pesquisa” surpreendente. Nela, Bolsonaro venceria Lula “de lavada” em todos os estados do país. Ao final, a mensagem aponta que “a grande mídia não quer divulgar”. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Nova pesquisa mostra que Bolsonaro vence em todos os estados – COMPARTILHE Atenção, a pesquisa abaixo foi feita pela instituição Paraná Pesquisas e já está registrada no TSE, porém, nenhuma emissora de TV ou jornal quis divulgar. Nova pesquisa da Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro na frente em todos os estados mesmo com Lula candidato. *A Globo não quer divulgar.*

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

*Pesquisa estimulada:* *Acre* Bolsonaro 43,18 % Lula 25,47% *Alagoas* Bolsonaro 48,36% Lula 29,86% *Amapá* Bolsonaro 51,29% Lula 33,01%  *Amazonas* Bolsonaro 56,18% Lula 22,95% *Bahia* Bolsonaro 38,62% Lula 23,75% […] COMPARTILHE E MOSTRE QUE O POVO CANSOU DE SER OTÁRIO!!!!

Nova pesquisa aponta que Bolsonaro vence Lula em todos os estados?

Muita gente ficou surpresa com a divulgação da tal pesquisa. Não deveriam por um motivo muito simples: a história da “nova pesquisa” que aponta que Bolsonaro vence Lula em todos os estados é uma reciclagem de um boato já desmentido no Boatos.org.

Em dezembro do ano passado, uma mensagem falsa atribuída a uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha apontava também que Bolsonaro ganhava em todos os estados. Muitos dos números “nova pesquisa do Paraná Pesquisas” também foram utilizados na notícia falsa sobre o Datafolha. Ou seja: foi só uma “repaginada em uma fake news antiga”.

Na “repaginada”, o site que espalhou a mensagem no WhatsApp (e reconhecidamente uma página de fake news) conseguiu colocar algumas das características de notícias falsas nela: caráter alarmista, erros de português e pedido de compartilhamento. Não podemos reclamar da mensagem ser vaga ou não citar fontes confiáveis. E aí chegamos ao ponto final da checagem.

Ao procurar sobre a tal pesquisa no site do Paraná Pesquisas, não só não a encontramos (há o resultado apenas em alguns estados brasileiros) como também descobrimos um desmentido oficial. Leia o que o instituto escreveu a respeito da fake news.

O Instituto Paraná Pesquisas vem a público esclarecer que não publicou pesquisa com resultados para todos os estados brasileiros. Pedimos que ao receber essa notícia não considere, pois trata-se de uma notícia falsa.  O Instituto Paraná Pesquisas estará tomando todas as medidas cabíveis e possíveis para esse caso.

Resumindo: a história que aponta que uma nova pesquisa mostrou que Jair Bolsonaro venceria Lula em todos os estados do Brasil é falsa. A pesquisa não só não existiu e foi desmentida como também é a reciclagem de um boato de dezembro de 2017 que já desmentimos por aqui. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

https://www.boatos.org/politica/lista-fake-news-eleicoes-2018.html