Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pesquisa mostra que Bolsonaro está em 1º lugar, 10 pontos à frente de Lula #boato

Pesquisa mostra que Bolsonaro está em 1º lugar, 10 pontos à frente de Lula #boato

Pesquisa mostra que Bolsonaro está em 1º lugar, 10 pontos à frente de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Pesquisa exclusiva da CNN mostra que Bolsonaro está em 1º lugar nas pesquisas de intenção de voto para eleições de 2022. Ele está 10 pontos percentuais à frente de Lula.

Para Bolsonaro, as últimas pesquisas de opinião não têm sido muito animadoras. Além de ver a desaprovação ao seu governo bater recorde atrás de recorde, está vendo a distância entre Lula (primeiro lugar nas pesquisas) e ele aumentar a cada nova pesquisa. No meio disso, um levantamento com números diferentes está circulando na internet.

Publicações em redes sociais dão conta que uma “pesquisa da CNN” foi revelada nos últimos dias. Ela mostraria Bolsonaro em primeiro lugar nas intenções de voto, com 10 pontos percentuais à frente de Lula. A prova da pesquisa é um print do próprio site da CNN acompanhado de mensagens como “bateu o desespero na esquerda”. Leia:

Pesquisa exclusiva CNN mostra Bolsonaro em 1°, dez pontos à frente de Lula Levantamento em parceria com o Instituto Real Time Big Data aponta Bolsonaro com 31% dos votos, contra 21% de Lula Eleições Presidenciais 2022 – Primeiro Turno Pesquisa CNN / Real Time Big Data 31% Jair Bolsonaro Lula 21% Sergio Moro 10% Ciro Gomes 9%

Pesquisa mostra que Bolsonaro está em 1º lugar, 10 pontos à frente de Lula?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a tal pesquisa ser muito compartilhada na internet (inclusive por políticos ligados a Bolsonaro). Só que temos duas notícias para quem compartilhou a história. 1) A pesquisa é verdadeira. 2) Ela está desatualizada e não reflete a realidade atual.

Bastou fazer uma busca pelo conteúdo para descobrirmos a verdade. Não demorou para encontrarmos o link do site da CNN Brasil apontando para a pesquisa, realizada em parceria com o instituto Real Big Data. Só há um “detalhe” que foi ignorado: a pesquisa é de março de 2021. Ou seja: foi realizada há nove meses.

Foram justamente de março as últimas pesquisas que mostram Bolsonaro em primeiro lugar nas intenções de voto. Desde então, Lula passou o atual presidente e ampliou a vantagem. As três pesquisas de dezembro de 2021, mostram o petista na frente.

O Datafolha de 13 a 16 de dezembro mostra Lula com 48% e Bolsonaro com 22%. A pesquisa do Ipec de 9 a 13 de dezembro mostra Lula com 48% e Bolsonaro com 21%. Já a pesquisa CNT/MDA mostra Lula com 42% e Bolsonaro com 25%.

Resumindo: não é verdade que Bolsonaro está em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2022 com 10 pontos à frente de Lula. O print que está sendo compartilhado é, na realidade, de uma pesquisa de março de 2021.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: