Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PCdoB sugere projeto que legaliza casamento entre pais e filhos (incesto) e poliamor #boato

PCdoB sugere projeto que legaliza casamento entre pais e filhos (incesto) e poliamor #boato

PCdoB sugere projeto que legaliza casamento entre pais e filhos (incesto), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) propôs um projeto de lei que legaliza o casamento entre pais e filhos (incesto) e o poliamor (casamento entre várias pessoas).

Nos seis anos de Boatos.org, o que não faltaram na internet foram fake news relacionadas a supostos projetos de lei. Em alguns casos (como nesse, que aponta para a legalização do casamento entre pessoas e animais, e nesse, que aponta que reagir a assalto viraria crime hediondo), a balela é “100% inventada”.

Em outros, a notícia falsa surge de uma interpretação enviesada do projeto. É justamente o que acontece no caso de hoje. Circula na internet a informação de que o PCdoB, por meio do deputado federal Orlando Silva, sugeriu um projeto de lei que passaria a legalizar o casamento entre pais e filhos (o incesto) e entre mais de duas pessoas (poliamor).

De acordo com o texto, que pipocou em blogs e perfis conservadores de redes sociais, o “Estatuto da Família do Século XXI” permitiria as práticas (e outras como o casamento de um pai com várias filhas ou pai, filho, filhas e pessoas de fora) por meio do reconhecimento como família “todas as formas de união entre duas ou mais pessoas“, “independente de consanguinidade”. Leia:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

PL do “poliamor” e casamento entre pais e filhos será votado dia 2. Projeto de Lei (PL) nº 3369/2015 de Orlando Silva (PCdoB) reconhece como família “todas as formas de união entre duas ou mais pessoas“, e “independente de consanguinidade” e será votado em Comissão da Câmara de Deputados em Brasília (DF) na próxima quarta-feira.

Por esta regra estariam regulamentados “casamentos” que podem incluir, por exemplo, um pais com seu filho, o pai com a filha, mãe com a filha, mãe com um filho, ou qualquer combinação entre pais e filhos. Mas pode ser ainda mais amplo, incluindo mais pessoas de dentro ou de fora da família, com infinitas possibilidades como casamento do pai várias filhas, filhos e outras pessoas de fora da família, mãe com filhos, filhas e outras pessoas de fora, pessoas de outros parentescos como avós, tios, enteados/enteadas etc.

PCdoB sugeriu projeto que legaliza casamento entre pais e filhos (incesto)?

Uau! O que não faltou foi gente indignada com a “pouca vergonha do projeto” que, aliás, tem Túlio Gadêlha (namorado de Fátima Bernardes) como relator. Mas será mesmo que esse “Estatuto da Família do Século XXI” tem todos esses poderes? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O primeiro passo para desvendar a informação foi ler a “notícia” que viralizou e compará-la com o projeto em si. Para tanto, vamos relembrar o que diz a PL (que depois de ser votada na Comissão de Direitos Humanos e Minorias deverá passar por mais duas comissões, plenário da Câmara, se houve requerimento, e Senado):

Art. 1º Esta lei institui o Estatuto das Famílias do Século XXI. Parágrafo único. O Estatuto das Famílias do Século XXI prevê princípios mínimos para a atuação do Poder Público em matéria de relações familiares.

Art. 2º São reconhecidas como famílias todas as formas de união entre duas ou mais pessoas que para este fim se constituam e que se baseiem no amor, na socioafetividade, independentemente de consanguinidade, gênero, orientação sexual, nacionalidade, credo ou raça, incluindo seus filhos ou pessoas que assim sejam consideradas.

Parágrafo único. O Poder Público proverá reconhecimento formal e garantirá todos os direitos decorrentes da constituição de famílias na forma definida no caput. Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

De cara, é possível se perceber que o tema “casamento entre pais e filhos” não é tratado no projeto. Quando se fala em “união de duas ou mais pessoas”, o texto não fala de “casamento”. O texto fala em família. O mesmo vale para quando o termo “consaguinidade” é tratado.

O texto não se refere a casamentos entre pais e filhos e sim o reconhecimento de pessoas, mesmo sem laços sanguíneos (como, por exemplo, um enteado), como membros de uma mesma família. Neste momento, você deve estar se perguntando o porquê desse tipo de redação. A resposta é em outro projeto de lei: o “Estatuto da Família”.

Na realidade, o “Estatuto da Família do Século XXI” (do Orlando Silva) nada mais é do que uma resposta a um projeto criado pelo deputado Anderson Ferreira (PR-PE) em 2013 e aprovado em comissão especial em 2015 que visa instituir que a família é um “núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher” ou “por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”.

Mais alguns detalhes reforçam a tese de que o “Estatuto da Família do Século XXI” nada mais é do que uma resposta ao “Estatuto da Família” (que ainda está tramitando na Câmara) e não tem nada a ver com casamento entre pais e filhos. O primeiro é a data de proposição feita por Orlando Silva (cerca de um mês após a aprovação do projeto de Anderson Ferreira).

O segundo detalhe é técnico. Se você não sabe, há um artigo (mais exatamente o 1521) no Código Civil que versa sobre o impedimento do casamento de pessoas com laços sanguíneos. Se o projeto tivesse como objetivo alterar esse artigo, teria que discriminar isso no “inteiro teor”. E não há nada do tipo “altera os artigos xx do Código Civil”.

O terceiro está nas próprias palavras do autor da proposta. Por meio do Twitter, Orlando Silva classificou como fake news as tentativas de apontar que o projeto visa legalizar o casamento entre pais e filhos. Ele reforçou que o intuito é “citar que a base da família é o amor”. Leia publicação:

É sórdido, nojento, revoltante. A indústria de fake news do bolsonarismo não tem escrúpulos. Mentem desbragadamente para descaracterizar um projeto que nada fala sobre casamento entre pais e filhos, apenas cita que a base da família deve ser o amor. Serão processados, canalhas!

Por meio de um artigo no site Vermelho, Orlando Silva também explicou que o projeto também não trata da “aprovação do poliamor”. Leia o que foi escrito:

Da mesma forma, quando fala em “união de duas ou mais pessoas” não está se referindo à bigamia ou poligamia – o que, aliás, é proibido em nossa legislação -, mas ao núcleo familiar composto por duas pessoas, hétero ou homoafetivas, e os filhos destes, sejam naturais ou adotados.

É importante citar que o assunto já foi tratado no âmbito do Judiciário e cartórios foram proibidos de realizar casamentos entre mais de duas pessoas. Logo, qualquer projeto que visasse a liberação da prática teria que ser mais claro do que o “Estatuto da Família do Século XXI”.

Resumindo: se você ler o projeto que trata do Estatuto da Família do Século XXI vai perceber que não há nada sobre casamento entre pais e filhos. Informação que é reforçada pelo próprio autor da proposta e pelo histórico que envolveu a PL com o “Estatuto da Família”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.