Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PCdoB vai mudar de nome para Movimento 65 e adotar o verde e amarelo #boato

PCdoB vai mudar de nome para Movimento 65 e adotar o verde e amarelo #boato

PCdoB vai mudar de nome para Movimento 65 e adotar o verde e amarelo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – PCdoB quer acabar com imagem comunista e muda as cores do vermelho para o verde amarelo e o nome do partido para Movimento 65. 

O combate ao comunismo foi uma das principais bandeiras levantadas pela Ditadura Militar, no Brasil, durante os anos 1960. Todas as pessoas consideradas comunistas eram capturadas, torturadas e até mortas pelo Regime.

Mas se você pensa que a guerra ao comunismo acabou junto com a Ditadura Militar, está enganado.  Tanto que, desde que foi eleito, o presidente Jair Bolsonaro tem travado um embate verbal contra o comunismo.

Mas, de acordo com uma história (com inúmeras versões) que vem circulando nas redes sociais, o movimento (pelo menos no nome) iria perder um expoente. De acordo com a “notícia”, o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) iria mudar suas cores do vermelho e amarelo para o verde e amarelo. Além disso, o nome do partido também iria mudar: de PCdoB para Movimento 65. Segundo as publicações, a ideia seria tentar se desvencilhar da imagem de comunista. Confira duas das inúmeras versões dessa história (uma delas é um texto. A outra é a transcrição de um vídeo):

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vídeo: “Como sempre a esquerda apelando para as mentiras com o objetivo de enganar o povo. O Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, vai ocultar o termo comunista e adotar o nome de fantasia Movimento 65. Tem outra coisa, eles vão trocar o vermelho pelo verde e amarelo como cor predominante. O desespero é tão grande que eles jogaram fora a foice e o martelo da sua bandeira que dizem, só de conversa mole, que a foice representa os trabalhadores rurais e o martelo trabalhadores da indústria.

Aí, eu lhe pergunto: aonde é que um homem do campo, um trabalhador, um pai de família é a favor das reais bandeiras depravadas desse partido, que vão da defesa do aborto à liberação das drogas? Hoje, o povo brasileiro, sabe o que é comunismo. Graça ao nosso Presidente, que trouxe à tona, a verdadeira face desse regime perigoso e perverso. Só resta agora se esconder e apelar para ver se o povo cai nessa lorota, mas não tem jeito não. Comunista vestido de verde e amarelo é como uma melancia: verde por fora e vermelho por dentro”.

Comentário: “A esquerda está escondendo sua real face. O povo acordou!!! PCdoB – Partido Comunista do Brasil – vai mudar seu nome e retirar o vermelho de sua bandeira”.

PCdoB mudou de nome para Movimento 65 e adotou o verde e amarelo no lugar do vermelho?

A história viralizou nas redes sociais e tem dado o que falar entre os internautas. Mas será que essa história de que o PCdoB vai mudar as cores e o nome é verdadeira? A resposta é não.

Vamos aos detalhes! Apesar das publicações circulando nas redes sociais, o PCdoB não resolveu mudar as cores e muito menos o nome. O que aconteceu, de fato, foi que o partido decidiu criar alas e uma delas se chama “Movimento 65”, um movimento eleitoral e cívico que foi criado, especialmente, para as eleições municipais de 2020 e que terá a legenda 65.

Porém, como já adiantamos, o partido não mudou de nome e nem de cor. O próprio PCdoB desmentiu a afirmação e ressaltou que o Movimento 65 é uma articulação política e social em vista das próximas eleições municipais (que vão ocorrer em 2020) e da crescente popularidade da extrema direita.

A líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali, também afirmou que o PCdoB não pretende mudar de cor ou nome. Segundo a deputada, o Movimento 65 foi criado para estruturar melhor a formação de lideranças do partido. Dessa forma, o primeiro caminho será para aqueles que querem seguir na política não-partidária (a Plataforma dos Comuns), já o outro será para aqueles que pensam em se candidatar (Movimento 65).

Por fim, a ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral (filiada ao PCdoB), também confirmou que a história é apenas balela. Segundo ela, o movimento é “uma campanha para fortalecer o partido” e conquistar novos filiados.

Em resumo: a história que diz que o PCdoB resolveu mudar suas cores de vermelho e amarelo para verde e amarelo e seu nome para Movimento 65 é falsa! O Movimento 65 é uma frente criada para mobilizar pessoas interessadas em seguir a política partidária. É apenas uma ala criada pelo partido. Por fim, a história já foi desmentida por políticos ou filiados ao partido. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/36oLGIe