Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pazuello ganha passaporte diplomático do Itamaraty e viaja para os EUA #boato

Pazuello ganha passaporte diplomático do Itamaraty e viaja para os EUA #boato

Pazuello ganha passaporte diplomático do Itamaraty e viaja para os EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ganhou um passaporte diplomático do Itamaraty e viajou para os EUA alguns dias antes de depoimento na CPI da Pandemia.

Desde quando a CPI da Pandemia (também conhecida como CPI da Covid-19) foi anunciada, um dos depoimentos mais esperados é do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Apontado por muitos como uma dos responsáveis pela situação de caos da Covid-19 no Brasil, Pazuello já teve um depoimento adiado após anunciar que entrou em contato com pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus.

Em meio a esse quadro, uma outra notícia dá conta de uma suposta “fuga” de Pazuello para não depor. De acordo com um suposto print do portal G1, ele teria “ganho” um passaporte diplomático do Itamaraty e ido para os Estados Unidos. A mensagem ainda aponta que não há previsão de volta para o ministro. Leia a mensagem que circula online:

G1 – #URGENTE – Itamaraty concede passaporte diplomático e Pazuello viaja para os EUA. Assessoria do ex-ministro informa que ‘não há data definida para retorno’ glo.bo/2SoeNJF URGENTE

Pazuello ganha passaporte diplomático do Itamaraty e viaja para os EUA?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem circulou com muita força na internet e deixou muita gente apontando os dedos para o ex-ministro da Saúde. Porém a informação que aponta que o Itamaraty deu um passaporte diplomático e que Pazuello “zarpou” para os EUA não procede. A resposta está, inclusive, na fonte da informação.

Quando nos deparamos com a mensagem, resolvemos buscar por mais detalhes a respeito da situação do esperado depoimento de Eduardo Pazuello da CPI da Pandemia. As últimas notícias dão conta de que o depoimento está marcado para o dia 19 de maio, mas que ainda há tentativas de adiamento, depoimento não-presencial ou, ainda, que ele deponha como “acusado” (no caso, não precisaria responder às perguntas).

Apesar disso, não há qualquer informação (nem no G1 nem em nenhuma fonte confiável) de que Eduardo Pazuello tenha ganhado um passaporte diplomático ou que tenha viajado para os Estado Unidos. Por sinal, o link contido na mensagem (glo.bo/2SoeNJF) redireciona o usuário para a notícia “’Pazuello como ministro da Saúde foi uma decisão de risco’, diz Mourão”. Ou seja: não tem nada a ver com passaporte diplomático.

Vale, ainda, dizer que o print mostra um perfil com nome G1, mas de “@cotore”. Ao acessar o link, vimos a conta “forro” e uma imagem do palhaço Gozo (personagem do Hermes & Renato). Ou seja: é um perfil de zoeira que foi levado a sério demais.

Resumindo: a história que aponta que o Itamary concedeu um passaporte diplomático ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e que ele foi embora do Brasil é falsa. Não passa de mais um boato relacionado à CPI da Pandemia que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1