Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Paulo Guedes diz que filho de pobre tem tara por fazer faculdade #boato

Paulo Guedes diz que filho de pobre tem tara por fazer faculdade #boato

Boato – Paulo Guedes afirmou que, se filho de pobre não tem dinheiro para estudar, deve fazer outra coisa e não dar despesa para o governo. 

Nos últimos anos, muitos jovens conquistaram a tão sonhada vaga em uma universidade (seja ela pública ou privada). Os programas de incentivo ao acesso ao ensino superior do governo federal (como ProUni, Sisu, Fies…) têm contribuído muito para a realização desse feito.

Mas parece que nem todo mundo está de acordo com esse tipo de incentivo. Pelo menos é o que aponta uma mensagem que circula na internet. Segundo a história de hoje, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que se os filhos de pobres não tiverem dinheiro para estudar, devem fazer outra coisa e não dar despesa para o governo. Ele ainda teria dito que filho de pobre tem tara por fazer faculdade. Confira:

Concordo com Bolsonaro que filho de pobre tem tara por fazer faculdade. Se não tem dinheiro pra pagar, não venha dar despesa para o governo! Faça outra coisa da vida!

Paulo Guedes disse que filho de pobre tem tara por fazer faculdade?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação causou bastante revolta nas redes sociais e a publicação logo viralizou na internet. Muitos internautas se demonstraram inconformados com a afirmação de Paulo Guedes, mas o que pouca gente se perguntou foi: será que o ministro da Economia teria realmente dito isso? A resposta é não e os detalhes você confere a seguir!

Vamos lá! Para começo de história, as publicações apresentam as principais características de boatos online: são vagas (não dizem quando, onde e nem em qual contexto Paulo Guedes teria dito isso), alarmistas e não citam fontes confiáveis (nem qualquer tipo de referência).

Bem, a suposta declaração é, no mínimo, bem polêmica e, com certeza, estaria em diversos veículos de comunicação. Resolvemos, então, procurar pela suposta declaração, mas não encontramos nada. Nem a frase e muito menos uma referência que indicasse que a declaração teria sido feita por Paulo Guedes. Pelo contrário, encontramos apenas alguns desmentidos sobre o caso em sites de fact-checking brasileiros.

Vale ressaltar que falsas frases atribuídas a personalidades famosas estão sendo um caso recorrente nas redes sociais. O próprio Paulo Guedes já foi vítima das falsas declarações, como a história que afirmava que o ministro da Economia teria dito que não daria dinheiro para o Carnaval ou para a Parada Gay. Também o caso onde ele teria afirmado que considerava injusto que idosos gastassem o que os jovens produzem. E, por fim, a suposta declaração onde Guedes teria anunciado o fim do auxílio-reclusão.

Em resumo: a história que diz que Paulo Guedes teria dito que filho de pobre tem tara por fazer faculdade é completamente falsa! Além da história possuir as principais características de fake news na internet, não encontramos a declaração em nenhum veículo de comunicação, rede social oficial ou entrevista. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.