Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Paulo Guedes acaba de anunciar o fim do auxílio-reclusão #boato

Paulo Guedes acaba de anunciar o fim do auxílio-reclusão #boato

Boato – O ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, acabou de anunciar que vai acabar com o auxílio-reclusão. É o fim da “bolsa bandido”.

Desde que Bolsonaro venceu as eleições, lá em outubro de 2018, e anunciou o “time de ministros”, um nome se destacou: o do ministro da Economia Paulo Guedes. Apelidado de “posto Ipiranga” para assuntos econômicos, Guedes apareceu com força nos noticiários e também nas notícias falsas na internet. A promessa de realizar uma gestão com um forte contingenciamento de gastos fez com que histórias como a que ele teria falado que o Carnaval não teria verbas circulassem por aí.

Hoje, vamos falar de outra “notícia” sobre “cortes de Guedes”. Dessa vez, circula na internet a informação de que o ministro anunciou o fim do auxílio-reclusão (benefício chamado pelos críticos de “bolsa bandido”, “bolsa presidiário” etc).

A história surgiu em blogs e viralizou em posts no Facebook como esse: “FIM DO AUXÍLIO BANDIDO.O Ministro Paulo Guedes acaba de anunciar o FIM do auxilio reclusão. É muita Felicidade!”. Leia trechos da mensagem publicada em um blog:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

URGENTE! Ministro Paulo Guedes acaba de anunciar o fim do BOLSA-BANDIDO o auxílio-reclusão!! É realmente de deixar qualquer um indignado de ter que trabalhar para sustentar família de vagabundo, Saber que o salário mínimo é menor do que a bolsa que as famílias dos presos recebem é revoltante! mais isso tudo pode mudar ainda este mês!

O Ministro da economia, Paulo Guedes poderá anunciar a qualquer momento o fim do Bolsa-Bandido pago pelos governos anteriores, essa era uma promessa de campanha do Presidente Jair Bolsonaro!

“Não destinaremos recursos financeiros para o Auxílio-Reclusão que é um incentivo à criminalidade, temos que pensar primeiramente em nossas necessidades principais como saúde, educação e segurança, não queremos que o Brasil se aproximando cada vez mais do que acontece na Venezuela.” afirmou. […]

Paulo Guedes acabou de anunciar o fim do auxílio-reclusão (bolsa bandido)?

A tal mensagem “despretensiosa” no Facebook teve mais de 3 mil compartilhamentos. O post do blog também gerou “muitos cliques”. Mas, apesar da popularidade da história, será mesmo que esse papo de que Paulo Guedes anunciou o fim do auxílio-reclusão é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Não foi muito difícil chegar à verdade. Assim que batemos o olho na “informação”, fizemos o que qualquer pessoa deve fazer na internet: pesquisamos sobre mais detalhes sobre a “medida de Paulo Guedes” no Google (bom e velho amigo do fact-checking).

Vamos raciocinar: o anúncio do fim de um benefício do INSS (independentemente dele ser justo ou não) por parte de Paulo Guedes viraria manchete em todos os portais de notícias no Brasil. Porém, ao procurar pelo assunto, não encontramos nenhuma fala do ministro em fontes confiáveis ou mesmo qualquer prova de que ele tenha falado isso.

Outro ponto que “derrubou a informação” está no blog que publicou a história originalmente. Ele é um site que só publica informações falsas. Dentre as pérolas contidas por lá, estão a compra da Globo por Silvio Santos e o anúncio de que Bolsonaro acabaria com o carnaval. Ou seja: de lá só nasce balela.

Resumindo: a história que aponta que Paulo Guedes anunciou o fim do auxílio-reclusão é falsa. Ela nasceu em um site que só publica fake news e não há nenhuma fonte confiável que balize a informação. Em outras palavras, mais uma balela envolvendo o ministro da Economia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.