Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Paulinho da Força diz “se não empurrarmos Brasil para o abismo, Bolsonaro será reeleito” #boato

Paulinho da Força diz “se não empurrarmos Brasil para o abismo, Bolsonaro será reeleito” #boato

Boato – O deputado federal Paulinho da Força (SDD-SP) disse que “se não empurrarmos, essa m… de país pro abismo, Bolsonaro será reeleito”.

A tramitação da reforma da Previdência está, como era de se esperar, dominando o debate político no Brasil. Em meio a discussões na Câmara sobre a proposta enviada pelo governo, muita polêmica está circulando por aí. E é claro que boatos sobre o assunto circulariam. E um dos alvos é o deputado federal Paulinho da Força (SDD-SP).

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, Paulinho teria dito a seguinte frase: “Se não empurrarmos, essa m… de país pro abismo, Bolsonaro será reeleito”. A mensagem é acompanhada de “adjetivos carinhosos” como “PAULINHO É UM VAGABUNDO!!!!”, “Paulinho do força central. Fazendo referência a reforma da previdência” e “Vamos deixar o Paulinho da força um pouquinho mais famoso pessoal ??? Triste !!!”.

Paulinho da Força disse que “se não empurrarmos Brasil para o abismo, Bolsonaro será reeleito”?

O que não faltou foi gente compartilhando a suposta declaração do deputado. Mas será mesmo que Paulinho da Força falou em empurrar o Brasil (ou a m… de país) para o abismo? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ao ver a tal mensagem (que tem características de boatos como ser vaga, alarmista, ter erros de português, pedidos de compartilhamento e não citar fontes confiáveis), fizemos o elementar: buscamos pela suposta declaração. Como era de se imaginar, não encontramos a tal frase sendo proferida por Paulinho da Força.

O que achamos foi uma frase semelhante (mas nem tanto) e o provável motivo para a fake news começar a circular. A frase foi a seguinte: “Com esse discurso, tenho certeza que a gente traz todo mundo do Centrão, porque ninguém quer a reeleição de Bolsonaro”. Ela foi dita durante o 1º de maio. Vale dizer que a fala foi dita em um contexto de “suavizar a reforma da Previdência” e não de “afundar o Brasil”. Também não houve nenhum adjetivo irônico sobre o país.

Além da frase semelhante (e que foi modificada no boato), encontramos a notícia que aponta que Paulinho da Força vai sugerir uma nova idade mínima na reforma da Previdência: 59 anos para mulheres e 62 anos para os homens.

Sacou o que aconteceu? Após Paulinho da Força sugerir a redução da idade mínima da reforma da Previdência, algumas pessoas buscaram uma fala dele do 1º de maio, a modificaram e jogaram na web. Ou seja: a tal declaração sobre “empurrar essa m… de país para o abismo” é falsa. Brotou na web e saiu sendo compartilhada por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.