Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Paula Mourão, esposa do general Mourão, é médica e professora, mostra currículo #boato

Paula Mourão, esposa do general Mourão, é médica e professora, mostra currículo #boato

Boato – Maria Paula Mourão, esposa do general Mourão, é médica, professora, ex-militar e pesquisa sobre doenças tropicais. Currículo dela é impressionante.

Desde a posse de Jair Bolsonaro, no dia 1º de janeiro de 2019, um dos assuntos mais comentado nas redes sociais é “Michelle Bolsonaro”. Isso porque, durante a posse do novo presidente, a nova primeira-dama discursou em libras.

Os holofotes se concentraram tanto em Michelle, que logo os internautas trataram de se lembrar de outro nome: Paula Mourão, esposa do vice-presidente General Mourão.

Segundo as publicações que surgiram nas redes sociais (muitas delas rebatendo críticas em relação ao valor do vestido da “vice-primeira-dama”), Paula também teria um currículo invejável, digno de palmas. De acordo com a história, a segunda-dama seria médica, professora e desenvolveria pesquisas na área de doenças tropicais. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Quer saber quem é a segunda dama?? MARIA PAULA GOMES MOURÃO. Ex militar (primeira tenente), formada em medicina, pesquisadora sobre doenças tropicais (dengue, malária, etc) tem doutorado nessa área, é professora, fala inglês fluentemente, advogada, etc etc! Um brinde para a segunda Dama também”. Versão 2: “Parabéns Doutora Maria Paula Gomes Mourão!”.

Versão 3: “Cada pessoa é muito mais que aquilo que veste. Fazer julgamento baseado na aparência é muita burrice e falta do que fazer. A médica Maria Paula Gomes Mourão, esposa do Vice-Presidente da República deve ser julgada pela sua essência e não por sua aparência, no caso, sua roupa da posse. Com um Curriculum excelente, invejável, possui graduação, especialização , doutorado, além de pesquisadora, professora , pró-reitora de pesquisa e pósgraduação da UEA […]”.

Paula Mourão, esposa do general Mourão, tem currículo de médica e professora universitária?

A história, é claro, deu muito o que falar, principalmente pelo tamanho do currículo de Paula Mourão. Mas será que todas as informações contidas nessa história são realmente verdade? A resposta é não. E se você quiser saber mais detalhes, então continua lendo!

Vamos lá! Para começo de história, os textos publicados nas redes sociais seguem aquele velho roteiro de boatos online: são vagos, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis (na realidade, não citam nenhuma fonte). No meio de tudo isso, há um erro básico: a médica e professora se chama Maria Paula Gomes Mourão. A esposa do vice-presidente se chama Ana Paula Mourão. Ou seja: não são a mesma pessoa.

A própria Universidade Estadual do Amazonas (UEA) fez questão de desmentir o boato todo. Segundo um comunicado publicado pela UEA, alguém muito mal intencionado pegou informações do currículo da professora Maria Paula Gomes Mourão, funcionária da universidade, e divulgou como se fossem da esposa do vice de Bolsonaro. Leia trechos:

PROFESSORA DA UEA É VÍTIMA DE FAKE NEWS E UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS ESCLARECE SOBRE O CASO A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vem a público por ocasião de uma postagem realizada em um perfil de rede social, envolvendo o nome da professora doutora Maria Paula Gomes Mourão, que teve seu currículo lattes (modelo de currículo acadêmico padrão no Brasil) completamente copiado e distribuído como se fosse da senhora Paula Mourão, que é esposa do vice-presidente da República. A postagem foi realizada na manhã desta quinta-feira (3) e por volta das 17h já tinha quase 7 mil compartilhamentos.

A Universidade do Estado do Amazonas coloca-se à inteira disposição para prestar todo e qualquer esclarecimento que se fizer necessário. Quanto à ocorrência das Fake News, a UEA reconhece que a sociedade contemporânea lida com uma sobrecarga de informações, mas que se faz necessário verificar a origem das informações e, sobretudo, garantir que o que é compartilhado tenha veracidade. Identificada uma situação de Fake News corrigir os erros gerados a partir da publicação do falso conteúdo é fundamental, apagando postagens que não sejam verdadeiras, verificando as informações e também compartilhando as correções.

Por fim, faz-se extremamente relevante destacar que o currículo divulgado é verdadeiro, mas é de direito da médica, professora e pesquisadora amazonense Maria Paula Gomes Mourão. Contudo, o caso fez com que a professora da UEA perdesse o controle do número de ligações e mensagens recebidas em seu celular, gerando inúmeros transtornos e inconvenientes. Tudo isso foi repassado pela Assessoria de Comunicação da UEA para a Assessoria de Imprensa do nosso vice-presidente da República que é um grande amigo da Amazônia e da Universidade do Estado do Amazonas.

Mas, então, quem seria Ana Paula Mourão? A resposta é bem simples. Ana Paula era primeiro tenente do Exército (e foi assim que Paula e General Mourão se conheceram) e deixou a carreira para se dedicar ao casamento. Paula, de fato, também é formada em Direito. Porém, não é médica.

Em resumo: a história que diz que Paula Mourão, esposa do vice-presidente do Brasil, é médica, professora e pesquisadora na área de doenças tropicais é falsa! As informações foram retiradas do currículo da professora Maria Paula Gomes Mourão, funcionária da UEA (que fez questão de desmentir a história). Sendo assim, não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.