Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Paraná Pesquisas mostra que Bolsonaro vence eleições no 1º turno em todos estados #boato

Paraná Pesquisas mostra que Bolsonaro vence eleições no 1º turno em todos estados #boato

Boato – Pesquisa eleitoral do instituto Paraná Pesquisas mostra que Bolsonaro está disparado na frente dos adversários no 1º turno das eleições em todos os estados.

Em meio a uma campanha política marcada por polêmicas, as pesquisas eleitorais acabam sendo recebidas com críticas por muitas pessoas e até alguns candidatos. Recentemente, houve, inclusive, casos de pessoas ligadas a institutos de pesquisa que foram alvo de ataques na internet.

Ao mesmo tempo em que as críticas surgem, “pesquisas alternativas” brotam e se popularizam na internet. É o caso de uma que está apresentada em uma mensagem que tem ganhado força (principalmente) no WhatsApp.

A mensagem aponta que uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro está MUITO (preste atenção nesta palavra) à frente dos seus adversários. A pesquisa mostra os números do “mito” nos 26 estados e no Distrito Federal. Só para ter uma ideia, o estado em que Bolsonaro teria menor índice seria o Paraná e o valor seria de 47,88% das intenções de voto. Em Santa Catarina, ele chegaria a ter 82,41%.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem não fala em resultados, mas, se analisarmos os números, eles apontariam que Bolsonaro (lembrando que essas pesquisas não contariam só com os votos válidos) ganharia no 1º turno. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Paraná pesquisas registrado no TSE: O MITO *Bolsonaro* Vence em todos os estados, porque o povo quer renovação! Acre: Bolsonaro 64,18 % Alagoas:Bolsonaro 48,36% Amapá: Bolsonaro 72,29% Amazonas: Bolsonaro 56,18% Bahia: Bolsonaro 69,62% Ceará: Bolsonaro 57,46% Distrito federal: Bolsonaro 71,25% Espírito santo: Bolsonaro 80,70% Goiás: Bolsonaro 77,25% Maranhão: Bolsonaro 68,90% Mato Grosso: Bolsonaro 60,36% Mato Grosso Sul: Bolsonaro 54,55% Minas:;Bolsonaro 62,81% Pará: Bolsonaro 49,67%

Paraíba: Bolsonaro 60,91% Paraná: Bolsonaro 47,88% Pernambuco: Bolsonaro 68,09% Piauí: Bolsonaro 65,71% Rio Janeiro: Bolsonaro 69,72% Rio Grande Norte:Bolsonaro 76,51% Rio Grande Sul: Bolsonaro 69,39% Rondônia Bolsonaro 69,85 % Roraima: Bolsonaro 50,43% Santa Catarina: Bolsonaro 82,41% São Paulo: Bolsonaro 71,47% Sergipe: Bolsonaro 61,13% Tocantins: Bolsonaro 51,23%

COMPARTILHE E MOSTRE QUE O POVO CANSOU DE SER BESTA! *PORQUÊ O POVO QUER RENOVAÇÃO ! Se vc faz parte deste povo, confirme repassando a amigos essa aspiração de alguem honesto sentado na cadeira de presidente de um Brasil renovado ! Faça isso, e não se arrependerá. Tenho certeza.

Paraná Pesquisas mostra que Bolsonaro vence em todos estados no 1º turno?

Muita gente ficou empolgada com os números. Outras tantas pessoas ficaram desesperadas. Mas será mesmo que a mensagem que circula na internet é real? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo para vocês.

Antes de começar a falar da história de hoje, temos que deixar uma coisa muito clara. É fato que os resultados de todos os institutos de pesquisa mostram, até o momento, Bolsonaro em primeiro lugar nas pesquisas. O grande problema da mensagem de hoje é que os números estão um tanto inflados.

Não foi preciso ir muito longe para desmentir essa história. Ao bater o olho, já sabíamos que ela é apenas uma evolução de outros boatos que já foram desmentidos no Boatos.org. A última (agora penúltima) versão tinha apenas uma diferença: a mensagem mostrava que Bolsonaro “venceria Lula” em todos os estados. Como a explicação é a mesma, veja o que escrevemos. Daqui a pouco voltamos:

Em dezembro do ano passado, uma mensagem falsa atribuída a uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha apontava também que Bolsonaro ganhava em todos os estados. Muitos dos números “nova pesquisa do Paraná Pesquisas” também foram utilizados na notícia falsa sobre o Datafolha. Ou seja: foi só uma “repaginada em uma fake news antiga”.

Na “repaginada”, o site que espalhou a mensagem no WhatsApp (e reconhecidamente uma página de fake news) conseguiu colocar algumas das características de notícias falsas nela: caráter alarmista, erros de português e pedido de compartilhamento. Não podemos reclamar da mensagem ser vaga ou não citar fontes confiáveis. E aí chegamos ao ponto final da checagem.

Ao procurar sobre a tal pesquisa no site do Paraná Pesquisas, não só não a encontramos (há o resultado apenas em alguns estados brasileiros) como também descobrimos um desmentido oficial. Leia o que o instituto escreveu a respeito da fake news.

O Instituto Paraná Pesquisas vem a público esclarecer que não publicou pesquisa com resultados para todos os estados brasileiros. Pedimos que ao receber essa notícia não considere, pois trata-se de uma notícia falsa.  O Instituto Paraná Pesquisas estará tomando todas as medidas cabíveis e possíveis para esse caso.

Já deu para ver que a história é balela (desmentida, inclusive, pelo Paraná Pesquisas). Mas para não deixar você na mão, fomos atrás da última pesquisa do instituto que foi divulgada na internet. 

A pesquisa é de 23 a 25 de setembro de 2018 e mostra Bolsonaro com 31,2% das intenções, seguido de Haddad (20,2%), Ciro (10,1%), Alckmin (7,6%), Marina (4,3%) e “os outros”. Bolsonaro continua na frente, mas com números mais modestos do que na mensagem que circula online. Importante frisar também que a pesquisa, ao contrário da mensagem que circula online, aponta que as eleições vão para o segundo turno. Nestes cenários, Bolsonaro ganharia de Haddad e Alckmin, mas perderia para Ciro Gomes.

Resumindo: os resultados da pesquisa do Paraná Pesquisas que circulam no viral do WhatsApp são falsos. Trata-se de uma “evolução” de um boato já desmentido por aqui e pelo próprio instituto e não condizem com os números reais da última pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164