Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Papa elogia MP, PF e Judiciário e surpreende Letícia Sabatella #boato

Papa elogia MP, PF e Judiciário e surpreende Letícia Sabatella #boato

Boato – Letícia Sabatella vai até Roma denunciar suposto golpe de estado e é surpreendida após papa elogiar trabalho do Ministério Público, da Polícia Federal e do Poder Judiciário.

A votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff está acontecendo no Senado e é óbvio que a internet está burbulhando com isso. E até o papa está no meio da história. Denunciando uma “golpe” que estaria acontecendo no Brasil, a atriz Letícia Sabatella teve um encontro com Francisco no dia 10 de maio.

Letícia Sabatella se dá mal ao falar com o papa, diz boato
Letícia Sabatella se dá mal ao falar com o papa, diz boato

Depois de Sabatella reclamar com o papa (melhor do que com o bispo), começou a circular na internet a informação que o pontífice a surpreendeu ao elogiar o trabalho do Ministério Público, da Polícia Federal e do Poder Judiciário do Brasil. Leia texto que circula na internet:

Petista Letícia Sabatella vai até Roma denunciar suposto golpe de estado e é surpreendida

Letícia Sabatella [que se esbalda em rios de dinheiro através da Lei Rouanet] foi até o papa Franscico, em Roma para denunciar um suposto golpe de estado no Brasil. A atriz e a juíza Kenarik Boujikian Felippe participaram de um encontro oficial com o pontifíce na última segunda (9) e entregaram a ele uma carta dizendo que o impeachment da presidenta Dilma Rousseff seria ilegal.

Francisco se expressou no dia seguinte através de sua assessoria: ” Muito me entristece que um país como o Brasil possa estar passando por momentos difíceis. Minha ação será rezar muito pelo povo, que é o maior prejudicado entre as disputas políticas.Tenho acompanhado a situação do Brasil através dos noticiários mundiais e tenho plena confiança nas instituições brasileiras como o Ministério Público, a Polícia Federal e o poder judiciário.”

Será que é verdade que o papa Francisco elogiou o trabalho das instituições brasileiras? Assim como ele também nada disse sobre o impeachment ser golpe, a resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

É fato que houve um encontro de Sabatella e o papa e que ela entregou documentos falando da situação no Brasil. Também é fato que Francisco citou o Brasil publicamente. Isto aconteceu na manhã do dia 11 de maio de 2016. Porém, ele não disse nada do que foi descrito no texto acima. Leia o que ele disse e assista ao vídeo:

“Ao saudar vocês, peregrinos brasileiros, o meu pensamento vai à sua amada nação. Nesses dias em que nos preparamos para Pentecostes, peço ao Senhor que derrame abundantemente os dons do Espírito Santo para que, nesses momentos de dificuldade, o país caminhe pelas sendas da harmonia e da paz com a ajuda da oração e do diálogo. Que a proximidade de Nossa Senhora Aparecida – que como uma boa mãe jamais abandona seus filhos – seja defesa e guia no caminho”.

Como vocês puderam ver e ler, o papa não falou nada sobre golpe, MP, Polícia Federal e nem Sérgio Moro (só falta isso começar a aparecer). Sobre o Brasil, ele “apenas” deu uma palavra de apoio sem comprar lado na disputa. Esse é o fato. O resto é balela.

PS: Este artigo foi uma sugestão do leitor Roberto Murilo Xavier Reis. Se você quiser sugerir um artigo para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.