Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Paes vai colocar Freixo na Secretaria de Educação para implantar banheiro unissex nas escolas #boato

Paes vai colocar Freixo na Secretaria de Educação para implantar banheiro unissex nas escolas #boato

Paes vai colocar Freixo na Secretaria de Educação para implantar banheiro unissex nas escolas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Eduardo Paes vai colocar Marcelo Freixo na Secretaria de Educação para implantar banheiro unissex nas escolas. Em acordo, eles também definiram o kit gay e liberação de maconha para os alunos.

A uma semana do segundo turno das eleições no Rio de Janeiro, os cariocas foram inundados com fake news sobre candidatos a cargos importantes no governo. E é claro que a história não poderia deixar de cair na internet.

Uma publicação que está circulando as redes sociais, especialmente o Facebook, dá conta de que Eduardo Paes (DEM), candidato à Prefeitura do Rio, supostamente colocará Marcelo Freixo (PSOL) à frente da Secretaria de Educação para implantar banheiro unissex nas escolas. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está rodando online e revoltando os internautas:

AMIGOS VEJA SÓ ISSO VOCÊ QUE TEM FILHOS Marcelo FREIXO fez acordo para apoiar o Eduardo paes , e pediu a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, vcs já sabe o que o Psol quer com as crianças , aula sobre sexo , banheiro unissex , todos pode frequentar, e disse vai lutar para liberar a maconha nas escolas , VOCÊ QUE VAI VOTAR NO PAES QUANDO SEU FILHO CHEGAR EM CASA DIZENDO QUE QUER SER MENINA LEMBRA NO SEU VOTO. amigos faça sua parte , vamos dobrar nossos votos EM CRIVELLA 10 PARA LIVRAR AS NOSSAS CRIANÇAS.

Paes vai colocar Freixo na Secretaria de Educação para implantar banheiro unissex nas escolas?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A postagem viralizou entre os internautas cariocas, com grande possibilidade de atrapalhar a candidatura de Eduardo Paes. No entanto, várias informações não procedem.

Para começar, a mensagem da publicação já chama a atenção pelas características já conhecidas de fake news: é vaga (sequer fornece mais informações sobre o tal acordo entre Paes e Freixo), alarmista (tem o intuito de causar burburinho e confundir os eleitores), possui erros de português e, é claro, não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, ao buscarmos notícias sobre o tal apoio de Paes a Freixo, nada encontramos sobre nenhum acordo e tampouco destinação da Secretaria de Educação para o psolista. Ao contrário disto, Freixo e o PSOL anunciaram “apoio crítico” a Eduardo Paes, ou seja, apenas para derrotar Crivella no segundo turno, diferente do que seria um apoio pleno.

Outra informação equivocada do boato está em relação a “colocar Freixo na Secretaria de Educação”. Na realidade, Marcelo Freixo é deputado federal e sequer concorreu a cargos nestas eleições. Além disso, o próprio Paes desmentiu todas essas fake news em um vídeo em sua conta no Instagram. Veja o que ele disse:

“Fala, gente! Estou gravando esse vídeo aqui para, mais uma vez, rebater novas fake news do pai das mentiras. Vamos lá! Primeiro, o PSOL, como vários outros partidos, de direita, de esquerda, de centro, de baixo, de cima, já que o Crivella é tão ruim, recomendou aos seus afiliados para votarem para tirar o Crivella, pior prefeito da história do Rio. Mas é importante esclarecer que o PSOL não vai ter qualquer participação em um eventual governo meu. Nem eles pediram e nem eu ofereci. Aliás, eles já afirmaram, inclusive, que vão fazer oposição a mim na Câmara de Vereadores, né? Em relação à segunda fake news, eu queria deixar claro aqui que eu sou contra o aborto, contra a liberação das drogas, mas eu sei dialogar a respeito com quem pensa diferente de mim. Agora, sobre a última mentira do dia, eu faço questão de esclarecer o seguinte: eu sou contra essa coisa de ideologia de gênero, ensino sexual para crianças nas escolas. Eu acredito que esse tipo de orientação deve partir de dentro de casa, no seio da família, como eu faço na minha casa com o Bernardo e com a Isabela. Durante os oito anos que eu fui prefeito, os kits que eu entregava às crianças eram de material escolar e uniforme, coisa que, aliás, o Crivella não fez direito desde que assumiu a prefeitura, né? Não tem essa história de kit gay, não. De novo: nessa reta final, eu peço que todos vocês não acreditem nessas fake news do Crivella, que é o pai da mentira. Dia 29, vamos libertar o Rio do Crivella! Agora, é 25! Grande abraço!”

Freixo também rebateu todas as declarações em seu perfil na mesma rede social, reiterando a fala de Paes e, ainda, fazendo duras críticas a Crivella pelo “desrespeito a professores, alunos e pais” e por “ofender tanto a educação brasileira”. Por fim, essa história de banheiro unissex também é balela. Inclusive, já foi até desmentida aqui no Boatos.org, em um post que falava sobre um falso pedido do PSOL no STF por banheiros unissex e obrigatoriedade do ensino de ideologia de gênero nas escolas.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Eduardo Paes supostamente colocará Freixo na Secretaria de Educação para implantar banheiro unissex nas escolas é falsa. Além de não existir qualquer acordo entre eles para destinação da pasta, Freixo e o PSOL sequer apoiam Paes, a não ser com “voto crítico”. Além disso, o próprio Eduardo Paes esclareceu em vídeo que é contra as pautas levantadas, como ensino de ideologia de gênero, banheiro unissex e liberação da maconha nas escolas, entre outras.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK