Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Notícia falsa: presidente do PT sugere fim do Bolsa Família em 2017

Notícia falsa: presidente do PT sugere fim do Bolsa Família em 2017

Rui Falcão teria falado que o Bolsa Família vai ser suspenso, diz boato
Rui Falcão teria falado que o Bolsa Família vai ser suspenso, diz boato

Boato – Rui Falcão teria dito, durante reunião com o partido, que o benefício deve ser reduzido em 50% em 2015 e vai acabar em 2017.

Se durante as eleições todos os partidos sofreram diversos boatos na internet, a vitória de Dilma Rousseff no pleito fez com o que PT voltasse a ser o principal alvo de histórias falsas na internet.

Na semana seguinte à eleição, voltou a circular na internet um texto que apontava que o presidente do PT, Rui Falcão teria apontado que o Bolsa-Família deve terminar no ano de 2017. Ele teria dito durante reunião que “o bolsa família já cumpriu o seu papel e deve ser suspenso em breve”. Há também a informação de que o programa teria redução de 50% em 2015. Leia:

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, se reuniu nesta terça-feira com a bancada do partido na Câmara para debater medidas a fim de controlar a recessão econômica enfrentada pelo governo Dilma.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Uma das propostas mais discutidas na reunião foi a de reduzir o valor do Bolsa Família em 50% já de imediato, a partir de janeiro de 2015. Também foi posto em pauta um eventual fim para o programa em 2017. Falcão defendeu a ideia e disse que o programa “já cumpriu o seu papel e deve ser suspenso em breve”.

Aparentemente, a presidente Dilma compactua com Rui Falcão e também quer o fim do Bolsa Família. A bancada petista deve se reunir novamente nas próximas semanas para discutir mais a fundo essas medidas.

Fonte: Portal UOL

A informação caiu como uma bomba após ser publicadas em alguns blogs. Mas, ao contrário do que foi dito, o UOL nunca publicou essa informação. Ao contrário, achamos uma matéria de 2013 na Folha em que ele refuta os boatos sobre o fim do programa.

No UOL, achamos apenas um tópico aberto debatendo o assunto no fórum de jogos. Ao buscar na página Resolvemos procurar na internet sobre a tal declaração de Rui Falcão e achamos referências do texto de maio deste ano em um comentário no blog de Rodrigo Constantino, da Veja.

Com base nisso, chegamos à conclusão de que a história de que Rui Falcão teria declarado que o Bolsa Família seria reduzido em 50% e que iria acabar em 2017 é falsa. E que o boato, apesar de circular depois das eleições de 2014, é antigo.