Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mourão manda duro recado a ministros do STF e o “bicho vai pegar” em julho de 2021 #boato

Mourão manda duro recado a ministros do STF e o “bicho vai pegar” em julho de 2021 #boato

Mourão manda duro recado a ministros do STF e o “bicho vai pegar” em julho de 2021, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Em 2021, o general Hamilton Mourão mandou um recado a ministros do STF, falou sobre intervenção militar e disse que o “bicho vai pegar”.

Nem só de áudios e vídeos falsos vivem o mundo das fake news. Muitas das mentiras que circulam na internet também se alimentam de arquivos e declarações compartilhados completamente fora do seu contexto original. Uma das histórias desta natureza aponta para o vice-presidente Hamilton Mourão.

Vídeos apontam que ele teria dado, em 2021, um ultimato ao STF, falado sobre intervenção militar e dado um duro recado. Um dos vídeos, compartilhado por um canal bolsonarista, tem, em um dia, mais de 500 mil visualizações e é limitado a descrição: “O bicho vai pegar. Mourão manda Recado”. Em redes sociais, o vídeo está sendo compartilhado com outras mensagens, por assim dizer, mais detalhadas. Leia algumas delas:

Versão 1: GENERAL MOURAO MANDA DURO RECADO (URGENTE) URGENTE GENERAL MOURAO MANDA DURO RECADO E AMEAÇA INTERVIR COLOCANDO OS MILITARES EM ALERTA TOTAL, EM UM AUDIO GENERAL MAURAO MANDA DURO RECADO AO STF E A TODOS QUE QUEREM DERRUBAR O PRESIDENTE BOLSONARO.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: Precisa desenhar, ou deu para entender? O Brasil é um país sério, não haverá baderna, mais que ideologia, o importante é a nação brasileira. Lugar de Corrupto e Ladrão é na CADEIA. A sociedade não aguenta mais um judiciário praticando Ativismo Judicial, protegendo Corruptos, e uma classe política voltada para seus próprios interesses.

Versão 3: Volto a afirmar que passou da hora de tomar atitudes e a: 1) juiz dizendo em levar um general abaixo de vara, 2) quando outro juiz disse generais e o presidente são genocidas, quanto quiseram constranger o presidente no STF,, outros juízes rasgando a constituição que juraram defender e interferindo nos outros dois poderes.

Mourão manda duro recado a ministros do STF e o “bicho vai pegar” em julho de 2021?

Como vocês viram, o que não faltou foi compartilhamento da mensagem como se fosse algo atual e relacionado a ações do STF e ao presidente Jair Bolsonaro. Porém, o “áudio do general Mourão” não só é antigo como também já foi utilizado fora de contexto em outras oportunidades.

Em abril de 2021, desmentimos um fake parecidíssimo com esse. Na ocasião, canais bolsonaristas apontaram que o vídeo era atual e que Mourão havia dado um “xeque-mate” no STF. Como o desmentido feito há três meses vale para agora, relembre o que escrevemos.

Ao analisar as imagens, logo vimos que não se trata de um evento em 2021. A ausência de máscaras denota que o vídeo pode ser antigo e o uniforme de general (que não está sendo utilizado Ao buscar pela transcrição do vídeo em questão, chegamos a esse teor.

É óbvio, né, que quando nós olhamos com temor e com tristeza os fatos que estão nos cercando, a gente diz: ‘Pô, por que que não vamo derrubar esse troço todo?’ Na minha visão, aí a minha visão que coincide com os meus companheiros do Alto Comando do Exército, nós estamos numa situação daquilo que poderíamos lembrar lá da tábua de logaritmos, ‘aproximações sucessivas’. Até chegar o momento em que ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então nós teremos que impor isso. Agora, qual é o momento para isso? Não existe fórmula de bolo.

Nós temos uma terminologia militar que se chama ‘o Cabral’. Uma vez que Cabral descobriu o Brasil, quem segue o Cabral descobrirá alguma coisa. Então não tem Cabral, não existe Cabral de revolução, não existe Cabral de intervenção. Nós temos planejamentos, muito bem feitos. Então no presente momento, o que que nós vislumbramos, os Poderes terão que buscar a solução. Se não conseguirem, né, chegará a hora que nós teremos que impor uma solução. E essa imposição ela não será fácil, ele trará problemas, podem ter certeza disso aí.

E a minha geração, e isso é uma coisa que os senhores e as senhoras têm que ter consciência, ela é marcada pelos sucessivos ataques que a nossa instituição recebeu, de forma covarde, de forma não coerente com os fatos que ocorreram no período de 64 a 85. E isso marcou a geração. A geração é marcada por isso. E existem companheiros que até hoje dizem assim, ‘poxa, nós buscamos a fazer o melhor e levamos pedradas de todas as formas’. Mas por outro lado, quando a gente olha o juramento que nós fizemos, o nosso compromisso é com a nação, é com a pátria, independente de sermos aplaudidos ou não.

Ao buscar pelo conteúdo, chegamos a esse episódio. Em 2017, Mourão causou polêmica ao falar na “tal solução” caso o STF não resolvesse o “problema político no Brasil”. Entre 2017 e 2021, Mourão se candidatou a vice, venceu (junto com Bolsonaro) as eleições e teve que desmentir algumas vezes que pensaria em uma intervenção militar.

Em maio de 2020, ele disse que um golpe está fora de cogitação e disse que não vê motivo algum para ação do tipo. Um mês depois ele reforçou que não cabe mais esse tipo de ação em pleno Século 21. Independentemente se foi uma mudança de posição ou só uma constatação da realidade, o fato é que ele já não faz uma defesa veemente como outrora.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o general Mourão gravou um áudio falando sobre intervenção militar, dando um recado ao STF e falando que o “bicho vai pegar”. Na realidade, o vídeo é de 2017 e, desde então, (mesmo com Mourão mudando de posição em relação ao que disse) está sendo utilizado fora de seu contexto original.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso